Presidente Mochi e novo reitor da UFMS destacam parceria institucional

Imagem: Pós-doutor em Políticas Públicas, Marcelo Turine assumiu cargo de reitor da UFMS
Pós-doutor em Políticas Públicas, Marcelo Turine assumiu cargo de reitor da UFMS
08/11/2016 - 23:56 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), e o novo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine, ressaltaram, na noite desta terça-feira (8/11), a importância das parcerias institucionais para fomentar o desenvolvimento do Estado. Durante Sessão Solene de Transmissão do Cargo de Reitor, no Teatro Glauce Rocha, Turine disse que é apaixonado por educação, ciência, tecnologia e inovação e que o maior desafio da nova gestão da universidade - quadriênio 2016-2020 - é oferecer ensino de qualidade. "Temos que formar bons cidadãos para o mercado de trabalho e, para isso, vamos enxugar recursos de atividades meios para destiná-las a atividades fins", disse. 

Ele lembrou que a UFMS oferta mais de 150 cursos de graduação e residência médica, além de mestrado e doutorado, e defendeu o fortalecimento da comunidade acadêmica. "Nossa gestão será pautada no diálogo com os nossos jovens e seremos parceiros da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, na realização de muitos projetos em prol do Mato Grosso do Sul", ressaltou Turine, que assumiu o comando da UFMS em substituição à Célia Maria Silva Correa Oliveira. 

O deputado Junior Mochi lembrou que a escolha do novo reitor foi livre e democrática e que as dificuldades a serem enfrentadas, considerando a conjuntura nacional, exigirão esforço e criatividade. "Trago o apoio do Poder Legislativo e tenho certeza do sucesso dessa gestão, com uma nova maneira de interagir com a sociedade, não somente 'intramuros', mas espalhando conhecimento, em parcerias com as demais instituições", analisou. "Esse somatório fará a diferença junto à comunidade", complementou o parlamentar. Segundo o deputado Professor Rinaldo (PSDB), o perfil técnico de Turine é uma marca registrada ao longo da carreira dele e será importante à frente da UFMS. "O novo reitor reúne competência, eficiência e simplicidade, qualidades que farão a diferença à frente da instituição", disse. 

Como venceu o processo de escolha interna na UFMS, em agosto passado, Turine foi colocado na lista tríplice submetida ao Ministério da Educação. Dia 26 de outubro, ele foi nomeado reitor pelo presidente Michel Temer (PMDB) e, dia 4 de novembro, foi empossado no cargo pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Anteriormente, ocupava o cargo de diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), ligada à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). Turine é pós-doutor em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e administrará o contingente de 1.509 professores, 2,2 mil técnicos e 16 mil alunos nos 11 campi da UFMS em todo o Estado. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.