Kemp avalia eleição nos EUA e reafirma urgência na reforma política

Imagem: Para Pedro Kemp, o recado das urnas é a reprovação do sistema político pela população
Para Pedro Kemp, o recado das urnas é a reprovação do sistema político pela população
10/11/2016 - 11:45 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Contrariando pesquisas e as expectativas dos órgãos da imprensa internacional, Donald Trump derrotou Hillary Clinton e foi eleito presidente dos EUA. Na sessão desta quinta-feira (10/11), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) avaliou que o resultado das eleições americanas é um recado da população de que o sistema político adotado está sendo reprovado.

Donald Trump consagrou como 45º presidente dos EUA. “Durante toda a campanha eleitoral, Trump revelou um perfil autoritário, xenofóbico, racista e homofóbico, com o pensamento protecionista e nacionalista. Ao analisarmos essa eleição, constatamos que nos aspectos ideológicos outras pessoas estão chegando ao poder com os pensamentos semelhantes ao de Trump, inclusive no Brasil já existem pretensos candidatos à Presidência da República com o discurso idêntico”, disse Kemp.

Para o parlamentar, o fato preocupante é que o discurso de Trump encontra ressonância em uma parte significativa da população e do eleitorado. “Esses tipos de candidatos estão dialogando com uma parcela da população que aprova medidas radicalizadas. Estamos vendo a disseminação de uma ideologia que acirra o conservadorismo, racismo e a intolerância”.

Kemp ressaltou que a política é a arte de conciliar os interesses mais diversos da sociedade. O deputado advertiu que os cidadãos estão deixando de participar das eleições. “Nesta última eleição brasileira houve um número alto de abstenção e de votos brancos e nulos. Isso é preocupante, uma vez que as pessoas devem influenciar e não se absterem. É um momento de reflexão”.

Coronel David (PSC) concordou que as pessoas estão desacreditas no atual sistema político e defendeu mudanças culturais em todos os Poderes. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.