João Grandão ressalta importância de assentamentos para economia de MS

Imagem: Para João Grandão, assentamentos demonstram viabilidade da reforma agrária
Para João Grandão, assentamentos demonstram viabilidade da reforma agrária
24/11/2016 - 11:24 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

O deputado João Grandão (PT) foi à tribuna da Casa de Leis, durante a sessão plenária desta quinta-feira (24/11), para falar da representatividade dos assentamentos em Mato Grosso do Sul e de que forma contribuem para a economia do Estado. Ele citou como iniciativas bem sucedidas os assentamentos Itamarati, em área de 25 mil hectares localizada no município de Ponta Porã, e o Teijin, na região do Distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.

“É evidente que discordamos de muitas coisas e de quem busca se aventurar, mas é fato que 80% dos produtos que vão para a mesa dos consumidores brasileiros são oriundos da agricultura familiar e, consequentemente, da reforma agrária", disse João Grandão, que é membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa de Leis. Segundo ele, o Assentamento Itamarati tem expressiva produção de grãos e já exporta sementes.

Já no Tejim, há criação de frangos e suínos, hortaliças e produção de até 45 mil litros de leite diariamente. “Há no Teijin pessoas ligadas aos diversos movimentos socais, a cooperativas, e gente que não é ligada a nenhum movimento, ou seja, são trabalhadores que demonstram a viabilidade da reforma agrária em nosso Estado”, reiterou João Grandão.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.