Ordem do Dia: Aprovado projeto que visa proteger Aquífero Guarani

Imagem: Projeto de Antonieta Amorim (PMDB) prevê sinalização de locais inseridos na Zona de Recarga Direta do Aquífero
Projeto de Antonieta Amorim (PMDB) prevê sinalização de locais inseridos na Zona de Recarga Direta do Aquífero
08/02/2017 - 11:45 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Na Ordem do Dia da sessão desta quarta-feira (8/2), três proposições foram aprovadas por unanimidade. O destaque foi o Projeto de Lei (PL)  201/2016, de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que prevê a sinalização de locais inseridos na Zona de Recarga Direta do Aquífero Guarani, em lugares de grande fluxo de pessoas.

A implantação e manutenção da sinalização ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e das concessionárias de rodovias, nos trechos administrados pela iniciativa privada. O procedimento deverá ser feito nos limites externos à Zona, nas rodovias adjacentes e nas vias de acesso.

A maior área ocupada do Aquífero Guarani está no subsolo da região centro-sudeste do Brasil. O território de afloramento mais importante em Mato Grosso do Sul está localizada na região nordeste e parte da região sudoeste, abrangendo em quase toda sua extensão a bacia hidrográfica do Alto Taquari e municípios como São Gabriel do Oeste, Coxim, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora.

Acessibilidade – Ainda de autoria da deputada Antonieta, foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 219/16, que prevê academia ao ar livre com acessibilidade nos novos projetos de parques, praças e outros locais públicos, destinados ao lazer em Mato Grosso do Sul.

A acessibilidade prevista na matéria garante a prática de exercícios físicos para pessoas com deficiência e um jardim sensorial (espaço que estimula o equilíbrio, a percepção, o desenvolvimento físico e mental, explorando os sentidos humanos).

O Poder Executivo poderá firmar termos de cooperação, parceiras ou convênios com prefeituras, empresas privadas e entidades ligadas à atenção a saúde de pessoas com deficiência, para a finalidade de prestar assessoria técnica e elaborar projetos para adequada implantação desses equipamentos e aparelhos.

Por fim, foi aprovado, em discussão única, o PL  218/16 que declara de Utilidade Pública o Instituto Corpal, com sede no município de Dourados. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.