PMA completa 30 anos de atuação pelo equilíbrio ambiental de MS

Imagem: Crianças do projeto Florestinha prestigiaram a sessão ordinária desta terça-feira
Crianças do projeto Florestinha prestigiaram a sessão ordinária desta terça-feira
14/03/2017 - 12:43 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

A Polícia Militar Ambiental (PMA) comemora 30 anos de atuação em Mato Grosso do Sul e para rememorar o trabalho da corporação, o tenente-coronel Ednilson Queiroz, do 15º Batalhão, apresentou um balanço dos serviços prestados ao Estado.

“A implantação da PMA ocorreu em 1987 para reprimir a caça predatória ao jacaré, que estava quase entrando na lista de extinção. De lá para cá nossa atuação tem não só o papel da repressão ao crime ambiental, mas também o de conscientização. Entendemos que para que uma sociedade tenha qualidade de vida, precisamos de todo um sistema equilibrado”, explicou o policial militar ambiental. 

Para alcançar esse objetivo o tenente-coronel apresentou o projeto Florestinha, que treina 570 crianças para levarem educação ambiental em todo o Estado. “Esse projeto já palestrou para mais de 229 mil alunos e também fortaleceu a própria família da qual a criança do Florestinha faz parte, pois ela não é desvirtuada para o mundo do crime. Com o projeto também conseguimos dispor de mais efetivo para nossas outras atuações”, argumentou Queiroz.

Segundo o policial militar ambiental, além da repressão à pesca predatória e da educação ambiental, a PMA também atua na proteção dos recursos hídricos, com a recuperação de bacias, fiscalizando casos de desmatamento e consequentes erosões, assoreamentos e na repressão de carvoarias ilegais, tráfico de animais, captura de animais silvestres na área urbana, entre outros. “Pedimos o apoio dos deputados na continuidade de legislações que protejam nosso ecosistema, pois as leis são a base de toda a nossa atuação”, finalizou Queiroz.

O primeiro vice-presidente da Casa de Leis, deputado Onevan de Matos (PSDB), agradeceu a visita de cortesia do tenente-coronel e ressaltou a importância da corporação ao Mato Grosso do Sul. “Também agradeço e reconheço o projeto Florestinha, que mostra o comprometimento da PMA”, destacou. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.