Grandão quer explicações sobre cobrança da tarifa mínima de água e energia

Imagem: João Grandão está preocupado com a cobrança de taxas mínimas no Estado
João Grandão está preocupado com a cobrança de taxas mínimas no Estado
14/03/2017 - 13:22 Por: Adriano Furtado    Foto: Victor Chileno

O deputado João Grandão, líder do PT, pretende discutir a cobrança das tarifas mínimas pelas concessionárias de água e energia elétrica em Mato Grosso do Sul. O parlamentar anunciou durante o uso da tribuna nas Explicações Pessoais da sessão desta terça-feira (14/3) que irá solicitar informações sobre a cobrança destas taxas às empresas que prestam os serviços no Estado.

O deputado contou que foi questionado sobre a cobrança durante uma visita ao Bairro Jardim Piratinanga, em Dourados. "Uma das pessoas que ouvimos não consome nem 40% da taxa mínima que paga. O consumidor não pode ser penalizado. Deveria haver uma medição que pudesse aliviar a conta com a pessoa pagando aquilo que consome", explicou o parlamentar.

Segundo João Grandão, as concessionárias alegam que a taxa ajuda a manter a manutenção da infraestrutura de atendimento. No entanto, o deputado contesta: "para manter o sistema operando, as empresas não podem penalizar o consumidor. Farei o requerimento de informações porque tenho convicção que a cobrança fere o direito do consumidor. Uma taxa social deve atender o social e não o capital".

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.