Renato Câmara cobra mais agilidade em processo de titulação de terras

Imagem: Deputado coordena Frente Parlamentar de Regularização Fundiária
Deputado coordena Frente Parlamentar de Regularização Fundiária
11/04/2017 - 13:13 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

Coordenador da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária, o deputado Renato Câmara (PMDB) cobrou nesta terça-feira (11/4), durante a sessão plenária, mais agilidade no processo de titulação de terras em Mato Grosso do Sul. "Estamos empenhados na regularização fundiária dos assentamentos e, juntamente com o superintendente do Incra, Humberto Mota Maciel, e do presidente da Associação dos Notorários e Registradores, Juan Pablo Gossweiler, demos um importante passo para agilizar esse processo", disse. "Tenho a convicção de que para superar os problemas da agricultura familiar a regularização fundiária é um importante instrumento", complementou.

Renato lembrou que o agricultor familiar passa por inúmeras dificuldades por não deter o título das propriedades e que a regularização fundiária é urgente, pois garantirá independência aos produtores. Ele disse que participou, no último sábado (8/4), da primeira edição da Jornada Estadual da Agricultura Familiar, em Campo Grande, quando o assunto foi debatido. Um dos resultados do evento foi a criação de um documento com as demandas da agricultura familiar.

Dorival Betini, que está à frente da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-MS), representou a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) no evento. “Explicamos que há continuidade em todos os programas do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e falamos sobre o quanto a SEAD tem trabalhado pelo fortalecimento da agricultura familiar no nosso país”, contou o delegado. O evento, promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-MS), teve apoio SEAD, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de diversas entidades do setor.

* Com informações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.