No Dia do Índio, deputados defendem garantia de direitos constitucionais

Imagem: João Grandão ressaltou que os índios são vítimas de um sistema que não os protegem
João Grandão ressaltou que os índios são vítimas de um sistema que não os protegem
19/04/2017 - 11:45 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui cerca de 77 mil índios, número superado apenas pelo Amazonas, que tem 183,5 mil. O Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (16/4), foi lembrado pelos deputados estaduais durante a sessão ordinária. Líder do PT, o deputado João Grandão usou a tribuna para ressaltar a necessidade de garantir o respeito aos direitos dos povos indígenas.

Para Grandão, o índio é vítima de um sistema que não lhe protege. “Muitas aldeias são verdadeiros confinamentos humanos. Aos índios faltam saúde, educação e segurança. Embora a Constituição garanta respeito e a proteção à cultura das populações originárias, os índios vivem em condições precárias e não possuem as devidas assistências. Um dos maiores danos aos direitos indígenas se refere à demarcação de terras”, avaliou.

Em aparte, Eduardo Rocha (PMDB) afirmou a importância das comunidades indígenas para o Brasil. “São comunidades históricas, resistentes e símbolos de muitas lutas. Seus costumes e tradições precisam ser mantidos vivos e respeitados”. A grande capacidade de organização foi destacada pelo deputado Pedro Kemp. Segundo o parlamentar, todas as conquistas obtidas se devem ao protagonismo dos povos indígenas.

Amarildo Cruz (PT) disse que a população indígena está sendo dizimada devido à rejeição da sociedade brasileira. “Embora o discurso seja de respeito e de valorização, os brasileiros não acolhem os índios. Existe uma dificuldade em implementar políticas públicas para minimizar o sofrimento deste povo que vive na penúria. Para que os indígenas não sejam condenados ao desaparecimento é preciso uma consciência coletiva”. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.