ALMS participa de Fórum de Ética e Combate à Corrupção no TCE-MS

Imagem: Deputado Picarelli compôs a mesa representando a Assembleia Legislativa
Deputado Picarelli compôs a mesa representando a Assembleia Legislativa
04/05/2017 - 09:25 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Rachid Waqued

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é parceira no II Fórum de Direito, Ética e Combate à Corrupção, realizado nesta quinta-feira (4/5) pelo Tribunal de Contas do Estado. O evento tem continuidade na sexta-feira (5/5) e ocorre no Plenário Conselheira Celina Jallad.

O presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), elogiou a iniciativa que reúne 10 instituições de controle externo. “Nada mais oportuno que um evento como esse para discutir formas de prevenção e combate à corrupção. Vivemos no momento de transição do país que temos para o país que queremos e para isso temos que pensar na sociedade que temos e na sociedade que queremos. Fazemos isso com eventos como esse, que debatem a importância da atualização de fiscalização”, ressaltou Mochi.

Também presentes no evento, os deputados Maurício Picarelli (PSDB) e Lidio Lopes (PEN) destacaram o papel fiscalizador da Assembleia Legislativa para com as ações do Poder Executivo. “A Assembleia não poderia deixar de participar deste evento que traz uma discussão nacional e por ter esse papel fiscalizador”, disse Lidio. “São eventos como esse que surgem propostas para amenizar a situação caótica que se encontra o país, principalmente entre a classe política e por isso estamos aqui para debater”, finalizou Picarelli.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Waldir Neves, agradeceu a participação dos deputados e discursou sobre a atuação do órgão no combate à corrupção. “Antes os tribunais atuavam como ilhas isoladas e hoje estamos trabalhando em sistema, pois entendemos que a corrupção é algo sistêmico no país e assim precisamos atuar de forma organizada. A corrupção sacrifica gerações e principalmente as pessoas miseráveis, que muito dependem do poder público e são, justamente, as que pagam a conta pela má gestão”, destacou.

O evento contará com palestras sobre os custos da corrupção ao país, as boas práticas para prevenção, financiamento público de campanhas, entre outros assuntos. A programação completa pode ser conferida pelo site http://forumdecombateacorrupcao.com.br/.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.