Projeto de Lei que institui "Agosto Verde" reforça atenção à depressão

Imagem: Os deputados Pedro Kemp e Dr. Paulo Siufi são alguns dos autores do Projeto de Lei
Os deputados Pedro Kemp e Dr. Paulo Siufi são alguns dos autores do Projeto de Lei
30/05/2017 - 11:06 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Na sessão ordinária desta quinta-feira (30/5), começou a tramitar o Projeto de Lei que institui o mês “Agosto Verde”, dedicado as ações preventivas à integridade da pessoa, combatendo e prevenindo depressão, prostração ou desânimo, abatimento, esgotamento, estresse, tristeza, melancolia, ansiedade, mal de Alzheimer, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtorno de bipolaridade e outras doenças mentais, no Estado de Mato Grosso do Sul. A proposição é de autoria dos deputados Dr. Paulo Siufi (PMDB), George Takimoto (PDT), Paulo Corrêa (PR) e Pedro Kemp (PT).

As atividades deverão ocorrer anualmente no mês de agosto. Os objetivos são promover a intensificação de campanhas públicas, a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce e a criação oportunidade de integração de órgão e entidades públicas e privadas. A realização de palestras, audiências públicas, seminários e conferências faz parte das ações.

“A depressão é uma doença psicossomática, ou seja, tem componente psíquico em sua origem. É uma manifestação orgânica, mas provocada por problemas emocionais, como a síndrome do pânico. Os primeiros sinais são silenciosos e identificá-los é importante”, disse Siufi. O projeto que institui o mês “Agosto Verde” faz parte dos encaminhamentos da audiência pública realizada na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa. Saiba mais aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.