Sessão solene comemora 20 anos do Proerd no Estado

Imagem: A solenidade foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, nesta terça-feira
A solenidade foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, nesta terça-feira
20/06/2017 - 18:50 Por: Juliana Turatti    Foto: Denilson Secreta

A Assembleia Legislativa celebrou nesta terça-feira (20/6) os 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa já atendeu desde sua implantação aproximadamente 279 mil pessoas em todo o Estado, somando um total de 3.998 escolas, das redes estadual, municipal e particular.

“Nosso desejo é que possamos continuar oferecendo esse programa que é uma grande lição. Temos que dar um basta nas drogas e na violência, para que os nossos jovens possam ter um futuro melhor”, destacou o propositor da solenidade, deputado Coronel David (PSC).

Para o estudante do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Lino Villachá, Bruno Gonçalves Ferraz, o programa é um ótimo aprendizado. “Eu gosto muito de fazer parte do projeto porque ele me ajuda e também ajuda outras pessoas que estão seguindo um mau caminho, mas eu desejo o melhor pra eles e que sigam o bom caminho”, afirmou.

“É bom fazer parte do programa porque quando a gente crescer vamos continuar seguindo essas instruções, de como lidar com atenção e a não mexer com as drogas. Eu gosto muito de tudo que aprendo e toda a informação que recebo é muito importante, e praticá-la ajuda ainda mais no meu desenvolvimento”, ressaltou a estudante Amanda Dolores Vieira, do 5º ano do ensino fundamental, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e que está há dois anos no Proerd.

O coordenador estadual do Proerd e diretor da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Thonny Audry Lima Zerlotti, falou da importância do projeto para a sociedade. “Só sabe a dor da droga aquele que tem um dependente químico por perto. E nós estudamos o que leva para que a pessoa vá para esse caminho. O Proerd salvaguarda vidas humanas, tira e afasta as crianças da boca do leão e as protege dos seus sonhos, e nós agradecemos todo o trabalho e apoio do Coronel David”, assegurou o coordenador.

Para o presidente do Legislativo, deputado Junior Mochi (PMDB), a sessão solene é um momento de reconhecimento ao projeto e de todos os envolvidos. “Na verdade é para realçar a importância do Proerd no Mato Grosso do Sul ao longo desses 20 anos e o trabalho prestado por esse programa que é extraordinário na prevenção e resistência ao consumo de drogas em todo o Estado. Para nós da Assembleia Legislativa, que representamos a sociedade sul-mato-grossense, é uma homenagem para quem dedica parte de sua vida num programa tão importante para a sociedade e em especial para a juventude”, justificou o parlamentar.

O empresário, Mafuci Kadri, que fundou o Hospital Sírio Libanês de Campo Grande e é o presidente do grupo El Kadri, foi homenageado e falou em nome de todos. “É um estímulo para que você continue a elaborar algo que é extremamente importante para a sociedade e para a nossa juventude, é aquela velha história de que quando você planta uma semente se você não irrigá-la ela acaba perecendo e desaparecendo, e quando você a irriga você pode colher os frutos dela. Esses homens e essas mulheres que hoje trabalham no projeto para tirar as crianças do mau caminho são pessoas que evidentemente irrigam a planta todos os dias, para que o amanhã possamos ter o resultado efetivado”, constatou Mafuci.

Homenageados - Alcir Gonçalves Dias, Aluísio São José, Ana Paula de Matos, Clara Endo, Edma Costa de Almeida, Felipe Orro, Franciel Oliveira, Junior Mochi, Labibe Esther Esgaib Kayatt, Luciene Cavalheri, Ludmila de Paula Castro Silva, Marcelo Ferreira Pelegrini, Maria de Fátima Dutra Rodrigues, Maria Eulália Rocha dos Santos, Marina Fátima Perentel Fabro, Nelo José da Silva, Renata Sanches Frango Icassati, Roberto Tavares Almeida, Roseli Aparecida, Salete Terezinha Santin, Valdecir Malacarne, Valdir Alves Pereira, Valdir Couto de Souza Júnior e Zé Teixeira.

Proerd - É um programa educacional preventivo que tem como origem um Programa criado pela Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado de DARE (Drug Abuse Resistence Education). O objetivo do Proerd é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.