“Bancos públicos são os maiores financiadores do país”, destaca deputado

Imagem: Deputado João Grandão destaca importância dos bancos públicos para o Brasil
Deputado João Grandão destaca importância dos bancos públicos para o Brasil
21/06/2017 - 12:38 Por: Alessandro Perin e Christiane Mesquita    Foto: Victor Chileno

O deputado estadual João Grandão (PT) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (21/6) para destacar a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento do país. Segundo ele, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) são os responsáveis por 56% dos financiamentos de créditos.

“Esses dois bancos públicos são responsáveis pelos maiores financiamentos na área habitacional, de saneamento e no setor agropecuário, tanto para os grandes quanto para pequenos produtores. Os bancos são fundamentais para o desenvolvimento social, pois muitas das vezes são os responsáveis por oferecer a única linha de crédito com juros acessíveis para os mais necessitados”, falou o parlamentar.

João Grandão, líder da bancada do PT na Casa de Leis, mostrou ainda sua preocupação com o sucateamento do Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF). “Temos que fortalecer os bancos públicos que pertencem aos brasileiros. Não podemos aceitar o fortalecimento do sistema financeiro, que é explorador. Hoje, se há filas nos bancos públicos é devido ao sucateamento”, salientou o deputado.  

O fortalecimento dos bancos públicos no país foi tema de uma audiência pública realizada na noite desta terça-feira (20/6) na Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado João Grandão, em parceria com o deputado federal Zeca do PT (PT/MS), o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito Centro Norte.

Na ocasião, o deputado João Grandão concluiu os trabalhos lendo a Carta Aberta da Audiência Pública ‘Em defesa dos Bancos Públicos’. “Esta carta será enviada à bancada federal, às centrais sindicais, à Frente Nacional criada em Brasília, entre outros destinatários. Também formaremos uma comissão para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, criaremos um Comitê Estadual em Defesa dos Bancos Públicos, além de elaborar e produzir uma cartilha com informações regionais que expliquem à população a importância dessas instituições e os prejuízos da privatização”, acrescentou o deputado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.