Câmara reforça luta de Frente Parlamentar pela criação do Fundo do Idoso em MS

Imagem: Deputado Renato Câmara é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Deputado Renato Câmara é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
29/06/2017 - 12:22 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

Cerca de 350 mil pessoas com 60 anos ou mais residem em Mato Grosso do Sul. O dado é estimativa do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa, uma das mais de 20 instituições que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, criada pela Assembleia Legislativa. O coordenador da Frente, deputado Renato Câmara (PMDB), reforçou durante sessão desta quinta-feira (29/6) que a maior bandeira do grupo tem sido a criação do Fundo Estadual do Idoso.

“Esse Fundo é uma luta de 20 anos em Mato Grosso do Sul. Em alguns estados ele já existe e arrecada recursos do Poder Público e da iniciativa privada para financiar ações voltadas aos idosos ou colaborar na implementação de políticas públicas. O Fundo do Idoso de São Paulo, por exemplo, já arrecadou mais de R$ 10 milhões”, explicou Câmara.

A iniciativa da criação do Fundo Estadual em Mato Grosso do Sul deve partir de projeto de lei de autoria do Poder Executivo e, segundo Câmara, já foi iniciada a conversa com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), “na intenção de sensibilizá-lo”. Em seu discurso na tribuna, o deputado ainda destacou a sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (28/6) na Assembleia Legislativa, para entrega da Comenda de Honra ao Mérito Legislativo Amigo do Idoso, instituída pela Resolução 01/2017, para homenagear as pessoas que prestaram relevantes serviços a população idosa de Mato Grosso do Sul. Reveja o evento clicando aqui.

“Na solenidade de ontem percebemos a alegria nos rostos dos idosos. Ao cuidar deles, nós, consequentemente, cuidamos das famílias e isso é muito importante. Estamos no caminho certo”, disse o deputado Herculano Borges (SD). Antonieta Amorim (PMDB) também elogiou a atuação da Frente Parlamentar. “Sabemos das dificuldades que a população idosa enfrenta no Estado. A criação desse Fundo Estadual será uma vitória marcante no trabalho da Frente. Podemos com ele retomar as Olimpíadas da 3ª Idade, por exemplo, que trazia motivação de vida a muitos deles”, ressaltou a deputada.

Além dos deputados já citados, também são membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa os deputados João Grandão (PT), Beto Pereira (PSDB) e Marcio Fernandes (PMDB).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.