João Grandão convida para audiência sobre direitos indígenas em Dourados

Imagem: Em aparte, Zé Teixeira defendeu integração dos índios à comunidade em Dourados
Em aparte, Zé Teixeira defendeu integração dos índios à comunidade em Dourados
29/06/2017 - 12:50 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

O deputado João Grandão (PT) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quinta-feira (29/6), convidar todos os parlamentares e a população em geral a participarem da Audiência Pública Violação do Direito ao Território Indígena na Região da Grande Dourados, que será realizada hoje, a partir das 19h, na Câmara Municipal da cidade, a 224 quilômetros de Campo Grande. Segundo ele, é necessário discutir o assunto sob a perspectiva sociológia. "É uma questão que envolve aspectos relacionados à saúde, educação, violência, uso de drogas, além dos cortes de recursos orçamentários destinados às ações junto às populações indígenas, entre outros", explicou.

Grandão é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira e membro da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Casa de Leis. “Durante alguns meses presidi uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia que investigou a situação dos indígenas no Estado e sabemos que diversos direitos desses povos não vem sendo observados. Este será mais um espaço para ouvir o que representantes dos povos indígenas tem a dizer a respeito e, principalmente, junto com especialistas, fazer os encaminhamentos que forem necessários”, disse o deputado.

Na programação, está prevista a apresentação do professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Neimar Machado de Sousa, que coordena a graduação da Faculdade Intercultural Indígena (Faind) da instituição. Também devem participar do evento representantes do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai); Prefeitura Municipal de Dourados, Aty Guassu, Movimento de Mulheres e Fórum Estadual da Educação Escolar Indígena, além de organizações não-governamentais. Segundo o Censo Demográfico de 2010, 817.963 brasileiros são indígenas, o que representa 0,43% da população total. Mato Grosso do Sul reúne o segundo maior contingente do país, somente atrás do Amazonas.

* Com informações da assessoria parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.