Grandão defende compra de produtos da Agricultura Familiar para escolas de MS

Imagem: João Grandão parabenizou as prefeituras da Capital, de Dourados e de Deodápolis pela compra
João Grandão parabenizou as prefeituras da Capital, de Dourados e de Deodápolis pela compra
11/07/2017 - 13:13 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

Campo Grande, Dourados e Deodápolis estão com editais abertos para aquisição de produtos oriundos da Agricultura Familiar, para subsidiar o fornecimento da merenda aos estudantes das redes municipais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A informação foi repassada pelo deputado João Grandão, líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, que usou a tribuna durante sessão desta terça-feira (11/7) para defender mais iniciativas como estas.

“Quero parabenizar as prefeituras que abriram espaço para a compra de produtos advindos da Agricultura Familiar, que são de extrema importância para economia do Estado. Outro exemplo é a cidade de Maracaju, que compra produtos das comunidades quilombolas para manter a merenda escolar. Muitos falam que são as commodities que movem o Brasil, mas na verdade 80% dos alimentos da mesa do brasileiro são oriundos da Agricultura Familiar”, destacou o deputado.

Somente para Campo Grande serão R$ 2 milhões na aquisição de hortifrútis para as entidades cadastradas no Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, Centros de Educação Infantil (CEINFs) e escolas da Rede Municipal de Ensino. Para Deodápolis serão outros R$ 72 mil e a Prefeitura de Dourados vai comprar 24 tipos de alimentos, entre frutas, verduras e legumes. Os editais estão disponíveis na íntegra clicando aqui.

Segundo o parlamentar, as chamadas públicas para compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar foram instituídas a partir do governo de Lula (PT), em 2003 e foram mantidas pelo governo de Dilma Rousseff (PT) e pela atual gestão de Michel Temer (PMDB). “Esse tipo de compra é fruto de uma visão estratégica ao país, para movimentar a economia e beneficiar os pequenos agricultores. Quando estive deputado federal fui responsável pela inclusão da possibilidade de compra direta pelo Governo Federal, via Programa de Aquisição de Alimentos, beneficiando esses agricultores e também os de assentamentos da Reforma Agrária, comunidades indígenas e tradicionais. Ainda bem que o atual Governo não retirou mais esse ganho social”, finalizou João Grandão.

*Com informações da Assessoria Parlamentar

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.