Papel social do advogado é destacado em sessão solene na Assembleia

Imagem: Para o proponente da sessão, o advogado possui o conhecimento para proteger o interesse da sociedade
Para o proponente da sessão, o advogado possui o conhecimento para proteger o interesse da sociedade
10/08/2017 - 22:00 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

A Constituição Federal de 1988 garante ao advogado um papel essencial à administração da justiça. O artigo 133 determina a indispensabilidade do advogado e o reveste de função pública ao postular em nome do cidadão. Para homenagear os profissionais com reconhecida atuação no cenário jurídico no Estado, a Assembleia Legislativa, por proposição do deputado estadual Lidio Lopes (PEN), realizou na noite desta quinta-feira (10/8), a entrega da Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antonio Siufi, criada pela Resolução 43/2012.

“São profissionais que atuam em defesa do cidadão, sempre oferecendo o contraditório e lutando pela liberdade. O bacharel em direito possui o conhecimento necessário para proteger o interesse da sociedade, por esse motivo tem o papel social de garantir uma sociedade aonde se respeite os direitos constitucionais de cada pessoa”, destacou o deputado Lidio.

O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), parabenizou todos os advogados e ressaltou a importante atuação dos profissionais sul-mato-grossenses. “Eles devem ser lembrados pelo bem que fazem por nossa gente. Mesmo diante do momento conturbado que o país vive, o advogado mantém a defesa da ordem democrática, da liberdade, da igualdade e prevalência da lei”, disse.  

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao longo do tempo, se consolidou como uma das instituições mais representativas da sociedade civil brasileira. Em Mato Grosso do Sul, a instituição é a voz de 16 mil advogados. Para o presidente da entidade, Mansour Karmouche, a comenda reconhece o trabalho dos profissionais. “Essa condecoração revela a importância do nosso ofício e esperamos que reverbere a todos os advogados sul-mato-grossenses”, falou.

Conhecido pela brilhante atuação no meio jurídico em todo País, o advogado José Eduardo Malheiros falou em nome dos homenageados e lembrou que uma das funções dos profissionais é a vigilância para que não ocorram episódios que ameaçam a consolidação democrática. “O advogado é elemento necessário e obrigatório à permanência no estado democrático de direito. Isso ocorre quando é promotor, promovendo a Justiça, juiz para distribuir a Justiça, delegado para investigar e, no Poder Público, para as leis serem mais claras”.  

Péricles Duarte Gonçalves, Gilsadir Lemos da Rocha, Rafael Antônio Scaini, Leonardo Avelino Duarte, Luiz Carlos Areco, Luiz Otávio Gottardi, Alarico David Medeiras Junior, Sérgio Adilson De Cicco, Karina Alves Campos de Souza, José Carlos Camargo Roque, José Eduardo Malheiros, Paulo Marcos Fossati, Alexandre Ávalo, Manoel Afonso, Marcos Pollon, Jean Phierre Vargas, João Paulo Lacerda da Silva, André Luiz Godoy Lopes e Marcelos Antonio Arisi foram os homenageados da noite.



Medalha - Jorge Antonio Siufi nasceu em Campo Grande, dia 13 de setembro de 1932, cursou os chamados primeiro e segundo graus na escola salesiana Dom Bosco, formou-se em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro, foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados, onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para Campo Grande. 



Em 1964, foi nomeado advogado de Ofício na Auditoria Militar da União, pelo então presidente da República General Castelo Branco. Foi presidente da OAB em Campo Grande, professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de MS, com a divisão do Estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra. 



Seresteiro, cantou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro nos anos 50 e 60 e compôs a letra do Hino do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com o colega Otávio Gonçalves Gomes. Siufi gravou CD, publicou livros de crônicas e foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense. Ele faleceu no dia 14 de março de 2011.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.