Deputado Beto Pereira pede apoio ao homem do campo
Beto critica falta de investimentos para hortifrutigranjeiros em MS
24/02/2015 - 11:52
Por: Eliane Nobre
Foto: André Maganha
Beto Pereira divulgou números oficiais que mostram que em 10 anos a dependência de outros estados cresceu. “Em 2004, produzíamos 21% do que consuminos. Hoje, estamos produzindo 14%. Ao invés de aumentar, houve um decréscimo. Onde estão os investimentos que os governos dizem fazer no campo? É muita propaganda de entrega de patrulha mecanizada, de assistência técnica. Mas será que estão fazendo de maneira correta?”, ressaltou o deputado.
O reflexo da grande quantidade de produtos importados de outros Estados é a alta nos preços, que muitas vezes é atribuida as questões climáticas. “Nós sabemos que o clima influencia sim na produção, mas em 10 anos o Mato Grosso do Sul, diante de tantos investimentos que dizem ter feito no campo, era para se tornar em parte, autossuficiente no produção de hortalicas e frutas”, afirma Beto Pereira.
O Deputado alertou também que, além da falta de apoio, agora os produtores se deparam com a alta no preço dos combustíveis, o que onera ainda mais o custo de produção. “Existe prejuízo em duas pontas. Os produtores estão sendo penalizados a falta de apoio e incentivos, e o consumidor que não consegue comprar produtos de qualidade a preços justos”, disse.
Beto Pereira fez um chamamento aos colegas deputados para que os parlamentares discutam o assunto, criem condições e ofereçam alternativas ao governador Reinaldo Azambuja para reverter essa situação e fazer de Mato Grosso do Sul um grande celeiro produtor de hortifruti, diminuindo assim, a dependência de outros Estados.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.