Sessão Solene homenageia 202 anos de independência do Paraguai e 40 anos de Colônia Paraguaia em Campo Grande

Imagem:
15/05/2013 - 13:43 Por: J.Silva    Foto: Giuliano Lopes

Sessão Solene em homenagem ao povo paraguaio celebrado no Plenário Julho Maia da Assembleia Legislativa para comemorar os 202 anos de independência do Paraguai e 40 anos de Colônia Paraguaia em Campo Grande. Mais de 70 pessoas foram agraciadas com certificado em homenagem a estas datas que se comemoram todos os anos nos dias 14 e 15 do mês de maio. Após muitos discursos saudosistas e emocionados marcados pela história, a música e a dança embalaram a festa no final da sessão solene.


A homenagem proposta pelo deputado Cabo Almi (PT) é baseada na lei 2.235, de 29 de maio do ano de 2001, que institui o dia 14 de maio como o ”Dia do Povo Paraguaio” em Mato Grosso do Sul de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) torna a data comemorativa dos integrantes da Colônia Paraguaia em todo o Estado.

Descendente de nordestinos, o deputado Cabo Almi fez questão de ressaltar a admiração pelos paraguaios, com os quais convive desde a infância quando morava no município de Deodápolis. “A convivência sempre harmoniosa me levou a criar esse carinho, consideração e respeito pelos irmãos paraguaios”, afirmou.

Cônsul do Paraguai em Mato Grosso do Sul, Angel Adrian Gill Lesme falou da importância da união entre Brasil e Paraguai e destacou a iniciativa dos parlamentares como uma forma de valorizar a cultura e a história dos povos. “Estamos muito orgulhosos e agradecemos Mato Grosso do Sul pelo respeito. Nenhum estado brasileiro tem essa lei que saúda o povo paraguaio. Seguimos querendo ser cada vez mais irmãos do povo brasileiro”, completou.

Para a Cônsul do Paraguai em Campo Grande, Eliza Aguayo, o mês de maio é um momento de celebração que reúne famílias, amigos e os vizinhos brasileiros. “É gratificante, uma homenagem inesquecível que levaremos sempre conosco”, declarou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.