Segurança pública exige grandes investimentos, perícia e decisões milimétricas

Imagem: Cabo Almi em defesa da segurança pública
Cabo Almi em defesa da segurança pública
29/10/2015 - 14:23 Por: J.Silva    Foto: Roberto Higa - ALMS

A segurança pública de Mato Grosso do Sul está um verdadeiro caos. Esse é o entendimento do deputado Cabo Almi(PT-MS) que fez arrojado pronunciamento hoje (29/10) e cobrou do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) maior comprometimento com este setor tão solicitado e exigido pela sociedade.

Aumento no valor das emendas parlamentares e ampliação em sua destinação para atender a segurança pública, reformas estruturais, compras de novas viaturas, realização de novos concursos e reajuste salarial são as principais cobranças do parlamentar, que segundo ele, segurança pública se faz com grandes investimentos, perícia e decisões milimétricas que não pode ser antes nem depois.
Cabo Almi apontou que a data base para o reajuste salarial das tropas das Polícias Militar e Bombeiros Militar é o mês de maio.
Essa data passou em “branco” sem que houvesse o reajuste e, se o governo não conceder até o mês de dezembro, as corporações militares vão para o segundo ano sem reajuste legal e merecido.

O governo trata com certo descaso a segurança pública. A falta de compromisso com estes trabalhadores que vivem psicologicamente abalados e arriscam permanentemente suas vidas para protegerem vidas alheias, não podem ganhar menos de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) mensais em início de carreira como soldado.

O deputado apontou outra falta de compromisso do governo com a segurança no interior do Estado e citou como exemplo o abandono do GPM (Grupo Policial Militar) do Distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã, onde a sede do destacamento, para se manter em condições de uso, está sendo reformada pelos próprios policiais em dias de folga com ajuda da própria comunidade local.

O deputado Cabo Almi disse que vai continuar insistindo para que o governo aumente o valor individual das emendas parlamentares e, conclamou aos colegas deputados para que aprovem o projeto de sua autoria que permite a destinação de parte destas emendas para a segurança pública. Esse dinheiro novo vai possibilitar reformas, compras de viaturas e equipamentos diversos para os Quartéis, Grupamentos e Destacamentos, permitindo que se faça uma segurança de melhor qualidade e com o tempo resposta que a sociedade espera e tem direito.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.