Deputado Coronel David faz moção de congratulação aos heróis da FEB na 2º Guerra Mundial

Imagem:
15/05/2017 - 11:26 Por: Taciane Peres - DRT 512/MS    Foto: Denílson Secreta

O deputado estadual Coronel David (PSC) fez uma moção de congratulação durante sessão ordinária desta quinta-feira (11), ao presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, senhor Agostinho Gonçalves da Motta e Wellington Corlet dos Santos em comemoração ao “Dia da Vitória” pelos 72 anos da FEB na Segunda Guerra Mundial.

A moção faz honra os bravos soldados brasileiros chamados de “pracinhas”, que lutaram pela liberdade, a democracia, a paz com soberania, coragem e patriotismo na guerra. “Me sinto muito feliz e agradecido por essa homenagem do deputado Coronel David, pois isso mostra que o nosso esforço e trabalho foi reconhecido. Se eu pudesse faria tudo novamente, pensando sempre em honrar e servir o meu país”, disse o pracinha Agostinho Gonçalves.

O deputado Coronel David fez referência aos corajosos soldados que participaram da 2º Guerra Mundial.“Nada mais justo que homenagear pessoas que contribuíram para preservar a história e os valores da Força Expedicionária Brasileira. São homens que transformam a história mundial e com certeza merecem ser reconhecidos por isso”, destacou o deputado.

A FEB foi formada por cerca de 25 mil jovens, oriundos de diversas regiões do país, cruzando os mares em direção ao Teatro de Operações Europeu. Os pracinhas, como eram chamados os soldados brasileiros, de origem humilde, mas com inegável determinação, enfrentaram o terreno desfavorável, o inverno rigoroso e um inimigo intrépido e aguerrido, sendo que, na data de 8 de maio de 1945 notabilizou-se nas páginas da história o fim da Segunda Guerra Mundial.

História
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi criada em 1943, com 25.334 brasileiros, de diversas regiões do Brasil, de ambos os sexos, que foram enviados à Itália entre os anos de 1944 e 1945 para lutar juntamente com os países aliados. O então Mato Grosso enviou 679 militares à área de conflito, entre eles os que integravam a Guarda-Bandeira do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana. Perderam a vida em combate 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Outros 12 mil ficaram feridos. No total, cerca de 47 milhões de pessoas morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos foram os que mais tiveram baixas durante o conflito, com cerca de 26 milhões de mortos. Foi a guerra que mais fez vítimas em toda história da humanidade.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.