Eduardo Rocha propõe solução conjunta entre governos para questões fundiárias indígenas

07/06/2011 - 17:51 Por: Rose Rodrigues   

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) defendeu uma ação conjunta para atuar nas questões fundiárias, que envolvam os indígenas em Mato Grosso do Sul e não apenas acusações de ambos os lados. A questão fundiária indígena foi o principal tema debatido na sesão desta terça-feira na Assembléia Legislativa, quando vários deputados manifestaram a opinião, depois de ouvirem o representante dos produtores rurais, Ricardo Bacha e o representante da Funai, Ricardo Rao. O produtor rural Ricardo Bacha ocupou a tribuna para pedir ajuda contra a situação de conflito em que se encontram produtores rurais e indígenas na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Segundo ele, os índios invadiram propriedades tituladas que ainda estão sub judice e depredaram e saquearam sede de uma propriedade rural e mataram várias cabeças de gadoEle acusou a Funai (Fundação Nacional do Índio) de incentivar a invasão de terras. Tambén falou o agente em indigenismo da Funai (Fundação Nacional do Índio), Ricardo Rao que negou a acusação de que a entidade incentiva invasões.
” A Funai é um órgão de Estado que defende a legalidade”, afirmou.
Eduardo Rocha negou que o governador André Puccinelli esteja sendo omisso na questão e lembrou que no governo anterior, de Zeca do PT, as invasões em terras produtivas eram rotina e o ex-governador nunca apresentou uma solução para questão. Segundo o deputado não adianta acusações de ambos os lados. É preciso achar uma solução pacífica, onde ninguém seja prejudicado. Ele citou inclusive a situação em Roraima, onde índios e produtores foram prejudicados com a intervenção errada do Governo. “Hoje quem decide é o Governo Federal, sem a participação do Estado. Só que os problemas ocorrem aqui. O Estado precisa de mais autonomia para buscar soluções”, disse.


As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.