Eduardo Rocha destaca entrega do Prêmio Educador para prefeitos de Três Lagoas, Inocência e Brasilândia

Imagem:
20/03/2012 - 15:48 Por: Rose Rodrigues    Foto: Rose Rodrigues

O deputado estadual Eduardo Rocha(PMDB) apresentou nesta terça-feira três moções de congratulação para os prefeitos dos municípios de Três Lagoas (Márcia Moura); de Brasilândia (Antonio de Pádua Thiago); e, de Inocência, Antonio Angelo Garcia dos Santos. As três prefeituras receberam o prêmio Prefeito Educador, concedido pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul- FETEMS aos prefeitos que cumprem integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional. Segundo o deputado, conforme justificou em sua moção, a competente gestão da prefeita Márcia Moura, do prefeito Antonio de Pádua Thiago e do prefeito Antonio Angelo merecem destaque e o apoio do Legislativo do MS, pois representam a necessária contrapartida do Poder Público, oferecendo melhores condições de trabalho aos educadores, gerando ensino de qualidade à população, garantindo o desenvolvimento humano, social e econômico de toda a região.
Três Lagoas é um dos 15 municípios do Estado que paga o valor do Piso Nacional Salarial (Lei Federal nº 11.738), que é de R$ 1.451 e garante 1/3 da hora atividade dos professores para planejamento de aula.
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Cesar, o prêmio é um reconhecimento aos gestores que, além de cumprir com a Lei Federal, valorizam os profissionais e estão comprometidos com a educação pública de qualidade.

Ao receber o prêmio, a prefeita Márcia Moura o dedicou a todos os profissionais em Educação de Três Lagoas. Ela destacou algumas das melhorias na Educação em Três Lagoas, entre elas a elaboração o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, manutenção do pagamento do piso salarial, jornada ampliada da hora atividade, realização de concurso público, escolas em período integral, valorização do grupo magistério com cursos de graduação e especialização, entre outras. “Antes de ser prefeita, sou professora. Queremos dar ainda mais dignidade aos nossos profissionais e alunos. Obrigada por me darem a oportunidade de trabalhar por vocês. Três Lagoas está marcando positivamente a Educação em nosso Estado. Vamos continuar a crescer e progredir em benefício da nossa população”, disse.

AÇÕES

Em Três Lagoas, as ações desenvolvidas na Educação contemplam, entre outras:
I- pagamento retroativo a janeiro de 2008 das diferenças salariais, em atendimento à Lei 11.738/08, que foi aprovada em julho, o que beneficiou ao conjunto de profissionais da educação básica da Rede Municipal de Ensino;
II- manutenção do pagamento do piso salarial desde 2008 até 2012;
III- Elaboração de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração que além de contemplar o grupo magistério, preocupou-se com uma carreira para os trabalhadores em educação do grupo administrativo, calcado na escolaridade e no aperfeiçoamento pessoal;
IV- jornada ampliada da hora atividade, que de conformidade com as pesquisas realizadas, foi uma das primeiras do País e cuja atitude rendeu homenagem da própria CNTE ao município de Três Lagoas (MS);
V- Realização de concurso público nas áreas administrativas e pedagógicas. Ressalta-se que em todos os concursos realizados foram convocados os aprovados, além do número constante em edital, sempre na busca de atender aos anseios dos concursados e o real quadro de necessidades da REME;
VI- A Rede Municipal de Ensino atende em período integral em duas Unidades Escolares:
- Escola Municipal Prof. Ramez Tebet = 600 alunos;
- Escola Municipal de Educação no Campo Elma Garcia Lata Batista = 80 alunos;
VII- Jornada Ampliada – “Mais Educação” = 1.060 alunos;
VIII- A valorização do grupo magistério não só se efetivou com a implantação do piso salarial e a hora atividade conforme disposto na Lei 11.739/08, contemplou-se também um aumento substancial nas graduações, pós-graduações e mestrado.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.