Deputado Eduardo Rocha homenageia Celso Yamaguti com troféu Nishikigoi

Imagem:
19/06/2012 - 11:50 Por: Rose Rodrigues    Foto: Wagner Guimarães

O vereador Celso Yoshikazu Yamaguti (DEM) foi o homneageado escolhido pelo deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) para receber o troféu Nishikigoi durante sessão solene realizada na noite desta segunda feira, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que por proposição da deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), homenageou a Colônia Japonesa de MS. Foram homenageados 18 representantes da Colônia no Estado.
A homenagem faz parte das comemorações dos 104 anos da imigração japonesa no Brasil e do Dia da Comunidade Japonesa. Mato Grosso do Sul tem hoje a terceira maior colônia japonesa do Brasil. O troféu Nishikigoi representa a superação do povo japonês. Nishikigois são carpas ornamentais, coloridas, e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas por piscicultores japoneses obtendo três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta). Na militologia japonesa a Carpa Koi, quando está com a cabeça para o alto, significa a superação dos obstáculos, a luta pelo objetivo e o ideal. O peixe nada contra a correnteza, e ao final, se transforma em dragão expressando a força de vontade e o caráter do povo japonês.
Homenageado
Com 42 anos, o homenageado do deputado Eduardo Rocha é oriundo de tradicional família de Três Lagoas. Ele é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com pós-graduação em Fitotecnia pela UNESP de Ilha Solteira-SP. Participou do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA). É técnico concursado da AGRAER, órgão estadual de assistência técnica a produtores, onde pediu afastamento para assumir o cargo de Vereador em 2008. A colônia nipônica de Três Lagoas é a terceira maior do Estado. São 250 famílias registradas na Associação Nipônica local.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.