Eduardo Rocha discute segurança na fronteira durante simpósio em Ponta Porã

Imagem:
28/08/2012 - 14:17 Por: Rose Rodrigues    Foto: Assessoria

O deputado estadual Eduardo Rocha esteve nesta terça-feira em Ponta Porã, participando do 1º. Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras de Mato Grosso do Sul. Na mesa, além do deputado, coordenaram os trabalhos a secretária Nacional de Segurança, Regina Miki; Wantuir Francisco Brasil Jacini, Secretário de Segurança do MS; e, o vereador Dário Honório Almiron, presidente da Câmara de Ponta Porã. O evento discute o que está sendo feito e integrar as instituições e unidades federadas para uma política nacional de fronteira.
Segundo a secretária Regina Miki, a meta é aperfeiçoar a comunicação e instituir um sistema que permita às polícias conversarem entre si, um estado conversar com o outro. A forma como essa comunicação ocorre é essencial, precisamos construir a Política Nacional para as Fronteiras, envolvendo secretários, técnicos da área dos 11 estados fronteiriços do Brasil, membros de entidades policiais e judiciárias e a participação da comunidade.
Durante o simpósio acontece também o V Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), onde foi apresentada a pactuação das metas e indicadores da Enafron com secretários de Segurança Pública dos Estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Os prefeitos dos 31 municípios que fazem parte da faixa de fronteira no Estado também participam do evento.Na ocasião serão assinados os Convênios da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – Enafron/2012, que destinam R$ 20 milhões para Mato Grosso do Sul aplicar nas ações de combate à criminalidade nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia.
O deputado Eduardo Rocha (PMDB) , que desde o início do seu mandato tem trazido a discussão sobre a segurança nas fronteiras para o plenário da Assembléia Legislativa, destacou a importância de eventos como esse, quando várias esferas da sociedade buscam soluções para um problema que hoje atinge 11 estados da federação. O deputado é autor de várias leis ligadas ao enfretamento e combate ao crack. Ele também tem cobrado soluções mais efetivas com relação aos carros roubados levados para a Bolivia, muitos deles já legalizados pelo Governo naquele País.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.