Mais de 300 pessoas prestigiam Audiência pública realizada pelo Deputado Eduardo Rocha em Jateí

Imagem:
22/11/2013 - 15:09 Por: Assessoria    Foto: Assessoria

Mais de 300 pessoas participaram na noite desta quinta-feira(21), no município de Jateí, da audiência pública sobre o “Enfrentamento e Combate ao Crack”. Proposta pelo deputado estadual Eduardo Rocha, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, a audiência aconteceu no prédio do Salão Paroquial da cidade e conta com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.
Toda a mobilização e organização contou com a colaboração e dedicação da primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Mafalda Targino. Depois de uma caminhada e de uma série de atividades locais, todos se dirigiram ao salão paroquial para a audiência.
No local o deputado estadual Eduardo Rocha deu início a sua palestra falando sobre a droga, suas consequências sociais e os prejuízos. “É preciso destacar que há muito tempo as drogas deixaram de ser um problema distante, fixado nas periferias pobres das grandes cidades. Hoje, esse mal já invadiu nossas casas, nossas escolas e com a força de um grande furacão, vem destruindo nossas famílias,aniquilando trabalhadores e aterrorizando nossas crianças”, explicou o parlamentar.
Eduardo citou alguns números que colocam em alerta a sociedade brasileira. “Conforme dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina em 2013 já são mais de seis milhões de usuários de drogas no Brasil. Enquanto isso, o número de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) é de apenas 14,7% no país, o que corresponde a 584 locais de tratamento. Cerca de 370 mil pessoas usam a droga nas capitais brasileiras, 80% dos usuários são homens, 80% usam droga em local público, 80% são não brancos, 65% fazem 'bicos' para sobreviver, 60% são solteiros, 40% vivem nas ruas, 40% estão no Nordeste, 30% das usuárias já fizeram sexo para obter a droga, 10% das usuárias ouvidas estavam grávidas, usuários têm 8 vezes mais HIV, o tempo médio de uso é de 8 anos e a média de pedras por dia é de 16. Esse número de 370 mil pessoas corresponde a 0,8% da população das capitais do país e a 35% dos consumidores de drogas ilícitas nessas cidades. Além disso, 14% do total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários”.
Em seguida da palestra do deputado Eduardo Rocha, falou o promotor da Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande, Sérgio Harfouche. O promotor lembrou alguns princípios que devem ser obedecidos e ressaltou que o primeiro princípio que deveria ser obedecido na opinião dele é a obediência aos pais. “Por conta da quebra desse princípio nós temos toda uma geração rompendo a autoridade dos pais. Essa autoridade é protestada, testada e diluída pelo poder público”. Na opinião do promotor deveria-se buscar o resgate da autoridade dentro do próprio lar.
“A oportunidade do contato com a droga é facilitado com a inversão de valores e de papéis dentro da própria família. Se você não cuidar bem de seu filho o traficante o fará”, destacou.

Esta será a décima audiência para debater o combate ao crack, que já aconteceu em Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Costa Rica, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Costa Rica e Corumbá. Para o deputado, é preciso um esforço conjunto e forte para combater o crack, que denominou de “mal do século”. Segundo ele, a discussão vai trazer à tona um problema que vem preocupando a família brasileira e que a cada dia, destrói lares e jovens.

Além das audiências públicas, o deputado Eduardo Rocha apresentou diversos projetos também com o objetivo de combater a droga. Entre eles o projeto de lei que institui a Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack, que foi aprovado em maio do ano passado. Conforme o projeto fica instituída, a “Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack no Estado de Mato Grosso do Sul”, que será sempre na terceira semana do mês de junho de cada ano, com a participação da sociedade, do Conselho Estadual Antidrogas - CEAD/MS e dos demais órgãos que compõem o Sistema Estadual Antidrogas, eventos para o enfrentamento e combate ao Crack, com debates,palestras nas escolas e em locais públicos, com objetivo de conscientizar a população em geral, acerca dos nefastos efeitos que essa droga exerce no organismo, bem como de seu alto poder destrutivo das famílias e da comunidade.

Também foram convidados para compor a mesa de autoridades o prefeito municipal de Jateí Arilson Targino, o prefeito de Glória de Dourados Arceno Athas Júnior, o presidente da União das Câmaras de Vereadores, vereador Jeovani Vieira dos Santos, a presidente da Câmara de Jateí vereadora Rose Monica Duck Ramos, o vereador da Capital Coringa, e demais autoridades.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.