Felipe Orro apoia construção do Centro de Tradições Nordestinas de Anastácio

28/02/2011 - 10:33 Por: João Prestes   

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) tornou-se sócio benemérito do Centro de Tradições Nordestinas de Anastácio, entidade fundada no ano passado e que visa difundir e preservar a cultura nordestina. Felipe Orro comprometeu-se a destinar R$ 20 mil através de emenda parlamentar para ajudar na construção da sede da entidade, que deve se iniciar ainda neste semestre.

Na sexta-feira (25), em solenidade na Câmara Municipal, a diretoria da entidade encaminhou à Prefeitura de Anastácio o pedido de doação de uma área para construir o prédio. “Será um dos maiores clubes da cidade, com três ambientes e capacidade para 500 pessoas sentadas. Terá restaurante com comidas e bebidas típicas, bazar, e um ponto de encontro para apreciadores da cultura nordestina”, explica o vereador José Edson Barbosa, tesoureiro do CTN. O chefe de Gabinete Antônio Carlos Marques representou o deputado no evento.

O clube será erguido em um terreno com 3,5 hectares – caso se efetive a doação da área solicitada – localizado entre o entroncamento da BR-262 com a Avenida da Integração. Anastácio terá, desta forma, o primeiro Centro de Tradições Nordestinas de Mato Grosso do Sul. E faz por merecer: 54% da população local nasceu no Nordeste ou é descendente de nordestinos.

A Festa da Farinha é a mais conhecida manifestação cultural da cidade. Em maio de 2010 aconteceu sua 5ª edição, animada pelo cantor Alceu Valença. Mas a atração principal foi o maior saco de farinha do mundo, com 4,5 metros de altura e 4 toneladas do produto. Os visitantes e turistas se esbaldaram com iguarias de mandioca, como massa puba, polvilho seco, biscoito de polvilho (sequilho), massa para tapioca, farinha branca, amarela, temperada, coxinhas e pastéis de mandioca, beiju, bolo de mandioca, tapioca, pão, pudim, suco e `viagra` de mandioca.

O CTN de Anastácio já possui um núcleo cultural com repentistas, músicos. A diretoria é composta por: professor José Edson dos Santos, presidente; Luís Vicente, vice; vereador José Edson Barbosa, tesoureiro; e professora Maria José da Silva Ferreira, secretária.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.