Felipe Orro vai propor na ALMS estudo para amenizar efeito das cheias

Imagem:
09/03/2011 - 09:54 Por: João Prestes    Foto: Assessoria

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) permanece desde sábado (5) em Aquidauana, sua cidade natal e uma das mais atingidas pelas cheias, onde acompanha de perto o drama vivido por centenas de famílias desalojadas de suas casas com o avanço das águas do rio Aquidauana. O leito do rio ultrapassou 10 metros de profundidade, cerca de 7 metros acima do normal, e alagou uma extensa faixa de terra nas duas margens atingindo as cidades de Aquidauana e Anastácio. Casas inteiras submergiram, famílias perderam móveis, roupas, mantimentos, e estão alojadas em escolas e no ginásio poliesportivo.

“É uma situação lamentável e que infelizmente tem se repetido todos os anos nesta mesma época, e cada vez com maior gravidade. Na semana passada ocupamos a tribuna da Assembleia para alertar sobre o risco que essas famílias corriam. Naquele momento o rio ainda não havia transbordado. Insistimos que é preciso uma ação emergencial do governo do Estado, em parceria com as prefeituras e com ajuda do governo federal, para dragar o leito do rio, devolver a profundidade natural, recompor as encostas para evitar o contínuo assoreamento. Só assim é possível evitar ou amenizar os problemas causados pelas cheias”, disse Felipe Orro.

O deputado percorre diariamente os locais mais atingidos pela cheia em Aquidauana e Anastácio. Nesta terça-feira (8) ele esteve com as famílias que vivem na Ilha dos Pescadores, a comunidade da Vila Trindade e com os abrigados na Escola Estadual Cândido Mariano. Também vistoriou a situação das pontes velha e nova e os pontos de risco de alagamento.

Em conversa com os ribeirinhos, Felipe Orro reafirmou seu compromisso de trabalhar para encontrar uma solução que devolva a segurança aos moradores das partes baixas da cidade e colocou seu gabinete à disposição das autoridades, prefeitos, vereadores e lideranças das cidades afetadas pelas cheias. “Vamos propor na Assembleia um estudo aprofundado para evitar que as cheias se repitam todos os anos. Isso não só em Aquidauana e Anastácio, mas também em Coxim, que viveu problema semelhante, senão mais grave. Fazer as intervenções necessárias, se for dragar o rio, que seja feito com urgência; recompor as margens, enfim, temos que detectar a raiz do problema e agir de forma preventiva”, pontuou.

Felipe Orro permanece em Aquidauana até o fim de semana, acompanhando de perto a situação das famílias desabrigadas. São mais de mil pessoas vivendo em escolas, ginásios ou nas casas de parentes e amigos. Doações de roupas, alimentos e água são importantes e podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros do Estado, que serão encaminhadas aos necessitados. As aulas foram suspensas e não há expediente nas prefeituras de Anastácio e Aquidauana até segunda-feira, devido às cheias.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.