Cheia no Pantanal preocupa e Felipe Orro quer atenção especial do governo

Imagem:
16/03/2011 - 12:01 Por: João Prestes    Foto: Assessoria ALMS

A cheia na região pantaneira e peri-pantaneira preocupa, as estradas estão intransitáveis, muitas pontes ruíram e as famílias, isoladas, não conseguem escoar a produção, segundo afirmou o deputado estadual Felipe Orro (PDT) em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (16). Felipe Orro citou o caso de um pecuarista, que lhe telefonou pedindo ajuda. Sua propriedade fica na região da Curva do Leque, no Alto Pantanal. “Está com 600 rezes no mangueiro e não consegue tirar o gado porque não tem estrada”.

Segundo o parlamentar, as fazendas Boa Sorte, Baú e São Bento, na região do Alto Pantanal, estão isoladas. “Os produtores são obrigados a vender o gado na beira na estrada a qualquer preço.”

Felipe Orro fez um apelo à Assembleia, para que forme uma comissão pluripartidária para visitar os municípios afetados pelas cheias, verificar in loco os problemas causados, buscar subsídios junto a técnicos de órgãos públicos, universidades, empresas privadas para apontar as soluções viáveis. “Em Aquidauana tem gente morando na igreja, no salão paroquial, no ginásio, na casa dos amigos, embaixo de árvore. Muitos perderam todos os seus pertences, perderam a casa, estão desabrigados. É urgente socorrer essas famílias.”

O deputado sugeriu que os R$ 5 milhões destinados pelo governo federal ao Mato Grosso do Sul sejam aplicados exclusivamente para ajudar os desabrigados. E sugeriu que o governo do Estado destine mais recursos, para comprar o mobiliário, ajudar na reconstrução das casas e até uma ajuda financeira àquelas famílias mais afetadas.

Em aparte, o deputado Cabo Almi (PT) solidarizou-se com Felipe Orro e apoiou seu pedido de urgência no atendimento das demandas causadas pela enchente. Cabo Almi disse que o governo tem que agir com rapidez, mobilizar todos os recursos necessários para socorrer as famílias afetadas pelas cheias, tanto nas cidades como na zona rural.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.