Felipe Orro doa computadores para entidades de Aquidauana e Anastácio

Imagem:
21/03/2011 - 11:06 Por: João Prestes    Foto: Marcos Quinhonez

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) fez a doação de conjuntos de microcomputadores para quatro entidades de Aquidauana e Anastácio. A entrega aconteceu na manhã do sábado (19), na sede da Some (Sociedade Missionária Ebenézer), em Anastácio, na presença de autoridades e demais convidados. A Some foi uma das beneficiadas; também receberam microcomputadores o Projeto Chegando Primeiro, a Associação de Moradores do bairro Cidade Nova e a Rádio FM Comunitária da Aldeia Bananal.

O presidente da Some, Clóvis Penteado Anderson, agradeceu ao deputado Felipe Orro pela doação, “que será de muita utilidade” e disse que ao ver tanta gente disposta a ajudar se sentia encorajado a continuar trabalhando pelo bem das crianças. Ele fez um pedido especial a Felipe Orro e ao prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), que não estava presente mas foi representado pela primeira-dama Cíntia Figueiredo. Pediu empenho para conseguir nova sede à Some.

Durante a enchente de dias atrás, a água invadiu a sede da entidade, localizada bem na barranca do rio Aquidauana. As cerca de 30 crianças atendidas ali tiveram que ser transferidas para um abrigo. “Sei que não é um pedido qualquer. Mas o que queremos é a certeza que haverá empenho, haverá vontade, haverá desprendimento de coração e de espírito para ajudar a Some”, disse Clóvis.

Cíntia Figueiredo deu a garantia de que a Prefeitura fará o possível para ajudar a entidade a encontrar uma nova sede. “No que depender de mim, podem contar com a gente. Digo isso de coração”, afirmou.

O deputado Felipe Orro lembrou o momento difícil por que ainda passam muitas famílias de Aquidauana e Anastácio, expulsas de suas casas pela enchente, mas frisou que a solidariedade é maior que a tragédia. “A Some é o que é pelas pessoas de grande valor que nela trabalham, pela credibilidade que alcançaram. Enquanto tivermos pessoas bem intencionadas, há a certeza de que o mundo não está perdido.”

Felipe Orro se comprometeu a destinar emenda parlamentar para ajudar na mudança de sede da entidade, mas pediu que seja feito um levantamento a fim de averiguar se há algum prédio público subutilizado ou fechado em Anastácio. Havendo imóvel nessa situação, Felipe Orro se dispôs a fazer gestão junto ao governo do Estado para conseguir a cedência à Some.

As entidades

As entidades contempladas com microcomputadores pelo deputado Felipe Orro têm em comum o caráter assistencial do trabalho que desenvolvem. A Some proporciona atendimento integral a crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência, maus tratos e violência, encaminhados pelo Conselho Tutelar ou Vara da Infância e Juventude. A entidade exerce um papel de fundamental importância na sociedade e na formação do caráter das crianças, oferecendo moradia, alimentação e vestuário. As crianças frequentam escola e participam de atividades culturais, desportivas e religiosas. Não havendo a possibilidade de reintegrá-las à família, são encaminhadas para adoção.

A Associação de Moradores de Moradores da Vila Cidade Nova representa cerca de 600 famílias de Aquidauana. A atual presidente, Tereza Lopes Vilarva, retorna ao cargo após ter dirigido a associação por sete mandatos. Sua tarefa não é pequena: precisa reconstruir a sede da entidade e retomar o trabalho que vinha desenvolvendo, como cursos comunitários.

A Radio FM Comunitária da Aldeia Bananal é um projeto desenvolvido pelo índio terena Enedino da Silva, que leva informação, entretenimento, e serve para difundir a cultura terena nas aldeias da região de Aquidauana.

Por fim, o Projeto Chegando Primeiro, sediado em Aquidauana, como o nome sugere, tem por objetivo se antecipar às drogas levando uma mensagem de esperança e apoio aos adolescentes. Presidido pela professora Rosa Beatriz Vargas de Vasconcelos, o projeto atua há 30 anos na cidade. Recentemente, o biólogo e capelão do projeto, pastor Gentil Vasconcelos, chegou dos Estados Unidos onde por três meses frequentou curso que ensina a nova abordagem aos jovens e seus familiares para evitar as drogas.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.