Lista de homenageados na Sessão do Dia do Trabalho contempla de feirante a engenheiro

Imagem:
26/04/2011 - 13:34 Por: João Prestes    Foto: Wagner Guimarães ALMS

Professor, feirante, mecânico, mascate, médico, advogado, engenheiro, trabalhadores das mais diferentes atividades que conseguiram projeção exatamente pelo exercício profissional estão na lista dos homenageados pela Assembleia Legislativa na sessão solene em comemoração ao Dia do Trabalho, que acontece na próxima segunda-feira, 2 de maio. Os homenageados receberão a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, honraria proposta pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT), também autor da proposição para a sessão solene.

É a primeira vez na história que a Assembleia realiza sessão solene alusiva ao Dia do Trabalho. Ao fazer a proposição, o deputado Felipe Orro pontuou que o trabalho, qualquer que seja, está na essência da dignidade humana e se traduz como a mais sublime expressão da cidadania. “Ao produzir com seu trabalho, seja físico ou intelectual, o cidadão garante de forma digna seu próprio sustento e lega a seus semelhantes o resultado de seu esforço.”

Cada deputado pode indicar uma pessoa para receber a Comenda, que leva o nome do ex-prefeito de Campo Grande, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde Wilson Fadul, o mais influente militante do trabalhismo que Mato Grosso do Sul já teve. Aos 91 anos de idade, Wilson Fadul vive no Rio de Janeiro, mas a saúde frágil não permite que venha acompanhar a sessão solene. Sua neta, Júlia Fadul, representará a família no evento.

Homenageados

Os homenageados desta primeira sessão solene em comemoração ao Dia do Trabalho têm em comum o fato de terem se dedicado com paixão à profissão que escolheram para viver. Alguns, como o empresário Benjamim Chaia (indicado pelo deputado Maurício Picarelli), ao longo da vida diversificaram ou mudaram a ocupação principal, mas falam com orgulho dos primeiros passos. Chaia lembra que começou a trabalhar como aprendiz de mecânico aos 12 anos de idade, especializou-se e atuou por 20 anos nessa profissão, até constituir a Auto Peças Rocket Ltda, uma das maiores empresas do ramo no Estado.

Quem conheceu José Pereira Damasceno em 1982, quando chegava a Mato Grosso do Sul para tentar a vida como mascate, não imaginaria que, 29 anos depois, ele seria dono de uma rede de cinco supermercados espalhados por três cidades e gera mais de 300 empregos. José Damaceno recebe a Comenda por indicação do deputado Felipe Orro.

Já o deputado Paulo Corrêa (PR) homenageia o administrador de empresas José Francisco Veloso Ribeiro, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação e 1º Secretário da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.

Funcionário de carreira da Enersul (onde trabalha desde 1979), o economista Romário Garcia Pereira foi indicado pelo deputado Eduardo Rocha (PMDB). Outro profissional liberal que integra a lista dos homenageados é Juarez Casser da Cunha Clemente, engenheiro ambiental e gerente de Recursos Florestais do Imasul, condecorado pelo deputado Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia.

Dois jornalistas foram lembrados para receber a Comenda: Enrico Rodrigues Feitosa, também graduado em Direito e diretor do Grupo Feitosa de Comunicação, por indicação do deputado Márcio Fernandes (PTdoB) e Carolina de Assis Rodrigues, que exerce a profissão há seis anos e há três atua na área de assessoria de imprensa, homenageada pelo deputado Diogo Tita (PPS).

O advogado, ex-vereador e atual assessor da Secretaria de Estado de Governo Carlos Roberto de Marchi foi indicado pelo deputado Onevan de Mattos (PSDB); sua colega Dione Hashioka homenageia a assiste social Maria Ofélia Menchon Simões, que atua junto à AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) e ao Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil do Hospital Rosa Pedrossian. A deputada Mara Caseiro (PTdoB) indica o empresário Osvaldo Piccinin, engenheiro agrônomo, cuja empresa já esteve dez vezes entre as melhores para se trabalhar no país.

Dois sindicalistas integram a lista: professor José Carlos Brumatti, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados (indicado pelo deputado Laerte Tetila, do PT), e Élvio Marcos Vargas, presidente dos Eletrecitários do Estado, homenageado pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB).

O deputado Zé Teixeira (DEM) preferiu agraciar um profissional da Casa: Antônio Marcos Domingos, conhecido por Toninho, chefe do Serviço de Manutenção da Assembleia. Toninho ingressou no Legislativo há 29 anos como motorista, ajudou a fundar a Associação e o Sindicato dos trabalhadores da Assembleia.

O deputado Antonio Carlos Arroyo (PR) homenageia o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande, Marcos César Malaquias Tabosa; o diretor da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho) teve o nome indicado pelo deputado Júnior Mochi (PMDB) e o empresário Luís Fabiano Martins da Silva, pelo deputado Cabo Almi (PT).

Por indicação da Mesa, mais quatro personalidades serão homenageadas: o presidente do Sindicato dos Comerciários de Campo Grande e presidente da Força Sindical, Ildemar da Mota Lima; o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação, Jaime Teixeira; a feirante Luíza Oshiro, que há 49 anos trabalha no Mercado Municipal de Aquidauana, pessoa querida e respeitada por todos da cidade pela dedicação com que atende ao público; e o médico Mafuci Kadri, presidente do Grupo El Kadri e da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.