Lancha “encalhada” do Ministério da Pesca pode vir para Polícia Ambiental do MS

Imagem:
03/04/2012 - 15:15 Por: João Prestes    Foto: Ministério da Pesca

Uma das 23 lanchas adquiridas pelo Ministério da Pesca e que ainda não tiveram destinação pode vir para a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, a fim de auxiliar na fiscalização dos rios do Estado. Indicação neste sentido foi apresentada na sessão de hoje (terça-feira 3) da Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT).

“Mato Grosso do Sul abriga dois terços do Pantanal, santuário ecológico ímpar no planeta pela diversidade de espécies e ao mesmo tempo, pela fragilidade do ecossistema. Uma embarcação como essa será de grande utilidade para nossos policiais ambientais desenvolverem uma fiscalização eficiente e na velocidade que a situação exige”, justificou o parlamentar.

O Ministério da Pesca adquiriu 28 lanchas em 2008, cada uma custou mais de R$ 1 milhão. Medem 11 pés de comprimento e são equipadas com radiotransmissores. Apesar da qualidade das embarcações, apenas cinco delas tiveram destinação e estão em atividade, as demais aguardam ancoradas ou sequer foram entregues ainda pela empresa vencedora da licitação. A compra milionária foi questionada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e ocupa destaque na imprensa nacional.

“Entendo que o governo federal precisa dar destinação adequada e urgente a essas lanchas. Independente de qualquer contestação que possa ser feita pelos órgãos de fiscalização, se houve ou não irregularidade na compra, o que não pode é deixar um equipamento tão caro como esse parado, enquanto a natureza padece a ação predatória e nossos policiais ambientais lutam em condições desiguais contra os agressores”, frisou Felipe Orro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.