Felipe Orro cumprimenta padres redentoristas pelo centenário da Paróquia de Aquidauana

04/04/2012 - 12:10 Por: João Prestes   

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou Moção de Congratulação pelo centenário da Paróquia de Aquidauana, fundada em 4 de abril de 1912 a partir do desmembramento da Paróquia de Corumbá. O deputado usou a tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (4), para cumprimentar os padres redentoristas responsáveis pela evangelização na Paróquia de Aquidauana.

“Aquidauana e Anastácio estão em festa. Quero aproveitar para convidar todos os senhores deputados e deputadas a participar das comemorações do centenário da Paróquia, hoje à noite tem missa na Igreja Matriz de Aquidauana, aliás, um dos mais conhecidos cartões postais de Mato Grosso do Sul”, disse o deputado.

Programação: As comemorações do centenário da Paróquia de Aquidauana começam com uma missa às 19h na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, hoje (4). Amanhã (5), também às 19h, na Igreja Matriz e nas Igrejas Santa Terezinha, Santa Rosa de Lima e Sagrada Família, todas em Aquidauana, haverá a Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava Pés.

Na sexta-feira da Paixão (6), a partir das 17h30, os fiéis seguem em Procissão das igrejas Imaculada Conceição, Perpétuo Socorro e Nossa Senhora das Dores, em direção à praça da Estação Ferroviária, onde os grupos se encontram. Encerram-se, assim, as atividades alusivas à comemoração do centenário da Paróquia de Aquidauana.

Histórico: A Paróquia Nossa Senhora Imaculada foi instituída em Aquidauana, aos 4 de abril de 1912, por Dom Cyrilo Paula de Freitas, Bispo Diocesano de Corumbá. O território da mesma foi desmembrado das paróquias de Miranda e Nioaqui. Por falta de sacerdote ficou em dependência da Paróquia de N.S.da Candelária de Corumbá.

Os vigários ou os coadjutores do mesmo visitavam-na de vez em quando, como faziam as paróquias de Miranda e Nioaqui, e como o fizeram mesmo antes de ser estabelecida como Paróquia. Diversos e diferentes Sacerdotes realizavam essas viagens apostólicas. Esta circunstancia e a ausência prolongada do Padre não favoreceu um desenvolvimento firme e harmonioso de uma comunidade cristã paroquial.

Em Janeiro de 1930 os Padres Redentoristas da província de Baltimore (EUA), a pedido de Dom Lustosa, Bispo diocesano de Corumbá, assumiram os trabalhos apostólicos da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Com a chegada dos missionários, um novo tempo se inicia no município, não se restringindo apenas ao trabalho apostólico missionário, sobretudo, o desenvolvimento econômico e social.

O que era antes uma pequena capela torna-se um grande projeto arquitetônico sacro. Redentoristas e leigos movidos pelo ardor missionário constroem um complexo arquitetônico (casa dos padres, escola paroquial, igreja matriz), que hoje com certeza configura-se como um dos grandes cartões postal do estado de Mato Grosso do Sul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.