Ivo Pitanguy recebe homenagem em MS por ajuda a mulheres mutiladas

Imagem:
20/06/2012 - 12:17 Por: João Prestes    Foto: Assessoria

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy será homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com o título de Ilustre Visitante. A proposição é do deputado estadual Felipe Orro (PDT) e justificada “pela destacada competência profissional de Ivo Pitanguy, reconhecida no mundo todo, e por sua contribuição na recuperação das mulheres mutiladas em procedimentos de cirurgia plástica em Mato Grosso do Sul”, caso que teve repercussão internacional devido à gravidade das sequelas.

O caso das cirurgias plásticas mal sucedidas ocorreu no fim da década de 90 e estima-se que tenha vitimado cerca de 130 mulheres. Todas passaram por procedimentos que deveriam corrigir as mamas ou região do abdômen, executados por um único profissional sem especialização em cirurgia plástica. As operações não apresentaram os resultados desejados, algumas mulheres sofreram sérias mutilações e não encontraram a reparação pelos danos por parte do profissional.

Uma das vítimas apelou para Ivo Pitanguy, que levou o caso à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e articulou a formação de um mutirão de cirurgiões de todo o país para tentar reverter os erros. As mulheres foram submetidas a cirurgias reparadoras no Hospital Regional. O médico envolvido no caso teve o registro cassado e no ano passado foi condenado a 42 anos de prisão, chegou a ficar detido mas responde o processo em liberdade.

Ao enaltecer a participação de Pitanguy na solução do caso das mulheres mutiladas de Mato Grosso do Sul, Felipe Orro lembrou episódio mais antigo, ocorrido em 1961, que também teve o cirurgião como protagonista. Um circo, instalado na cidade de Niterói, então capital do Rio de Janeiro, pegou fogo, matando 500 pessoas e deixando outras 600 feridas, a maioria crianças. Pitanguy tinha 35 anos de idade, já começava a ficar conhecido por sua competência na cirurgia plástica. De pronto, ofereceu-se para ajudar as crianças e reuniu profissionais de vários países nesse mutirão.

“Nós ficávamos emocionados ao ver crianças feridas chorando de dor. Tinham aquelas pessoas que pareciam que iam morrer e sobreviviam”, contou Pitanguy ao site de notícias R7, em entrevista concedida no ano passado. O episódio de Niterói rendeu ao Brasil o destaque internacional na área de cirurgia plástica.

“O que nos emociona do trabalho do dr. Ivo Pitanguy é sua imensa generosidade. Ele compartilha o talento fenomenal que Deus lhe deu para ajudar as pessoas que precisam de uma cirurgia corretiva, vítimas de acidentes, de erros, e que só querem a aparência que tinham antes. É assim que Ivo Pitanguy fez fama, e é esse o profissional que nos orgulha”, pontuou Felipe Orro.

Biografia

Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy é mineiro nascido em Belo Horizonte e herdou da mãe, Maria Stael, a paixão pela arte e do pai, o médico Antônio de Campos Pitanguy, a vocação para a Medicina. Casado com Marilú há mais de 50 anos, é pai de Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo Pitanguy e avô de Ivo, Antônio Paulo, Mikael, Pedro e Rafael.
Concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e complementou sua formação nos Estados Unidos e França.
No Brasil, sua atuação foi emblemática na valorização do papel social da cirurgia plástica, premiada pelo Papa João Paulo II (Prêmio Cultural pela Paz) e pela UNESCO. Por meio do seu trabalho, a população menos favorecida conheceu de perto os benefícios da cirurgia plástica para a reconstrução funcional e da autoestima.
Ivo Pitanguy integra inúmeras entidades acadêmicas, culturais e médicas no Brasil e no mundo, é autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e nacionais, bem como de uma série de livros, inclusive o premiado Plastic Surgery of the Head and Body.
Em plena atividade profissional, Ivo Pitanguy ainda encontra tempo para ministrar palestras, conferências e aulas em universidades e entidades médicas brasileiras e internacionais.

Serviço: A Assembleia Legislativa homenageia Ivo Pitanguy em solenidade a ser realizada às 20h30 do dia 22 de junho, no espaço de eventos localizado na Rua Teldo Kasper, 180, bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande (MS).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.