Além da BR-419, asfalto a Taunay e Palmeiras-Piraputanga pode ser feito com recursos do BNDES

Imagem: Estrada Parque Palmeiras a Piraputanga
Estrada Parque Palmeiras a Piraputanga
06/09/2012 - 12:16 Por: João Prestes    Foto: Arquivo

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) quer que o governo do Estado inclua no cronograma de investimentos dos recursos de R$ 1,09 bilhão financiados junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a pavimentação dos 14 quilômetros restantes da MS-450 – denominada Estrada Parque Palmeiras-Piraputanga – e também as ligações entre a BR-262 e os distritos de Piraputanga e Visconde de Taunay, que somam outros 21 quilômetros.

Na sessão desta quinta-feira (6) da Assembleia Legislativa, o deputado reapresentou indicações ao governo do Estado para a execução das obras, agora com recursos do BNDES, e em seguida usou a Tribuna para defender a proposição. “Esse empréstimo junto ao BNDES de mais de R$ 1 bilhão, aprovado que foi pela Assembleia em agosto, é extremamente importante para o governo executar investimentos em pavimentação de rodovias necessárias para completar a malha viária do Estado e viabilizar o transporte seguro de nossas riquezas”, disse Felipe Orro.

O parlamentar elogiou a iniciativa do governo do Estado de dar início à pavimentação da BR-419, que liga Rio Verde, na região Norte, a Aquidauana e Anastácio, no Oeste, trecho de 233 quilômetros marcando a divisa entre o alto e o baixo Pantanal. “A pavimentação dessa rodovia, outras vezes por nós aqui reivindicada, é de suma importância para o escoamento da safra de grãos aos portos de Porto Murtinho e Corumbá, e de lá para o mercado asiático. Trará uma economia de 300 quilômetros no frete, ida e volta, o que é decisivo na formação do preço final, tornando nossos produtos mais competitivos”, pontuou.

Na sua avaliação, Aquidauana e Anastácio experimentarão um ciclo de crescimento importante com a pavimentação da BR-419. “Tem muitas pousadas estabelecidas há décadas naquela região que terão um incremento de visitantes muito grande com a pavimentação dessa rodovia.”

A BR-419 estende-se por 233 quilômetros desde Rio Verde até Aquidauana, separando o Baixo e o Alto Pantanal. Serve uma região povoada por pecuaristas e que abriga vários empreendimentos turísticos ali estabelecidos a partir da década de 70, quando o leito da rodovia foi levantado, impedindo que ficasse alagada a cada cheia.

O governo do Estado pediu autorização à Assembleia Legislativa para tomar emprestados junto ao BNDES o valor de R$ 1.090.916.386,13. O projeto já foi aprovado em primeira votação e tramita nas Comissões Permanentes, devendo voltar a plenário para segunda e última votação ainda nesta semana.

Palmeiras-Piraputanga

Já a conclusão do asfaltamento da MS-450, entre o distrito de Palmeiras, passando por Piraputanga, até a localidade de Camisão, foi defendida por Felipe Orro como obra emblemática e essencial para fomentar o turismo em uma das regiões mais belas do Estado.

A rodovia MS-450 se estende por 45 quilômetros desde a BR-262 até Aquidauana, acompanhando o traçado da ferrovia. A maior parte do percurso já está pavimentada, restam apenas 14 quilômetros: do rio Vermelho (logo após o distrito de Palmeiras), passando por Piraputanga e até a localidade de Camisão.

A região guarda uma das mais belas paisagens da Serra de Maracaju, portanto há a preocupação com a preservação ambiental, por esse motivo a rodovia foi transformada em estrada parque por lei estadual sancionada em março do ano passado. O deputado entende que é possível implantar a pavimentação tomando os cuidados necessários para causar o mínimo de impacto no meio ambiente.

Outros dois trechos reivindicados pelo parlamentar – um de 10 quilômetros e o segundo de 11 quilômetros – que se estendem desde a BR-262 até os povoamentos de Piraputanga e Visconde de Taunay, dois distritos de Aquidauana. “São trechos pequenos, mas que fazem uma grande diferença porque depois de Piraputanga, já tem asfalto até Aquidauana, pela MS-450. Essa ligação completa um novo acesso a Aquidauana. O acesso ao distrito de Taunay também resolve um antigo problema. O distrito é bastante povoado e os moradores sofrem constantemente pela má conservação daquele trecho”, finalizou.
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