Felipe Orro denuncia descaso no transporte de estudantes em Aquidauana

Imagem: Felipe Orro ocupou a Tribuna da Assembleia para fazer a denúncia
Felipe Orro ocupou a Tribuna da Assembleia para fazer a denúncia
06/09/2012 - 12:37 Por: João Prestes    Foto: Giuliano Lopes - ALMS

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) ocupou a Tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira (6) para denunciar o que denominou “descaso” por parte da Prefeitura de Aquidauana com o transporte de estudantes na zona rural do município. “Há um mês as crianças que moram nos assentamentos Indaiá I, II, III e IV e outras localidades rurais do município estão sem poder frequentar a escola porque não há transporte. Uma mãe me contou que sua filha acorda todo dia cedo, caminha um trecho longo de dois quilômetros até o ponto de ônibus, fica esperando por horas e chora porque não quer voltar pra casa, quer ir à escola, mas o ônibus não vem. Todos os dias isso se repete há mais de um mês”, disse o parlamentar.

Segundo Felipe Orro, foi informado pela Secretaria de Educação do Estado de que o repasse dos recursos para pagamento da empresa que faz o transporte escolar é feito normalmente. “Vejam os senhores a situação que chega uma sociedade, vitimizada pelo caos administrativo, pela corrupção generalizada, pelos desmandos. Até crianças de 6, 7, 8 anos estão sendo prejudicadas. E sempre sobra para os mais humildes”, completou.

Indignados com a falta de transporte escolar, um grupo de pais dos assentamentos e propriedades rurais do distrito de Cipolândia foram à cidade, nesta quarta-feira (6), protestar e exigir uma solução para o caso. O presidente da Associação de Moradores de Cipolândia, Éber Prado de Melo, afirmou que desde o início do ano o transporte de estudantes já não vinha sendo regular, e agora parou de vez. “A empresa simplesmente recolheu os ônibus e não deu explicação nenhuma”.

Em Cipolândia está localizada a segunda maior escola municipal de Aquidauana, Ada Moreira Barros, com cerca de 450 alunos. Deste total, ao menos 250 dependem de transporte para chegar até a escola. Sem o transporte – que era feito por oito ônibus da empresa GWA, de Sidrolândia – os alunos estão faltando à aula.

Remédios e merenda

Felipe Orro também denunciou a falta de medicamentos e a precariedade do atendimento na rede de saúde pública de Aquidauana, o que evidencia a gravidade da situação da administração municipal. “Denúncias são muitas de desvio de recursos destinados à compra de remédios, não há medicamento nos postos, nem os itens obrigatórios da farmácia básica. São muitas as denúncias e consistentes. A população da minha cidade vive um momento difícil, hoje a sociedade se interage muito pelos canais de informação, pela imprensa, pelas redes sociais, e a todo instante as pessoas denunciam, reclamam, exigem uma explicação para o que vêem e sofrem”, disse Felipe Orro.

Também a merenda servida na escola não está a contento, disse o parlamentar. “Uma mãe me disse, chorando, que serviram macarrão branco, puro, pra sua filha comer. Não tinha nem um molhinho pra melhorar a merenda. Como isso é possível, se os recursos para a merenda escolar são repassados pelo governo federal, na mesma proporção para todos os municípios do país? É incompetência do gestor ou estão desviando esses recursos também?” indagou o deputado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.