Empresário corumbaense recebe Título de Cidadania nesta segunda-feira

Imagem:
21/11/2013 - 11:05 Por: João Prestes    Foto: Arquivo

Quem viajou nos trens da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil que passavam pela cidade de Maringá, no início da década de 70, pode ter comprado sorvetes de um rapazola chamado Luiz. Nesta segunda-feira (25) a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul reconhece como sul-mato-grossense cedendo o Título de Cidadania ao empresário Luiz Antônio Martins, que administra uma rede de hotéis, agência de turismo, barcos e outros empreendimentos.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Felipe Orro. “O empresário Luiz Martins é um exemplo de homem batalhador que venceu na vida com seu esforço. Claro que se junta aí o trabalho de toda a família, que recebe os aplausos e o reconhecimento da população sul-mato-grossense em seu nome.”

Luiz Antonio Martins nasceu em Araponga, no Paraná, em 29 de novembro de 1953. Portanto, completará 60 anos quatro dias após se tornar cidadão sul-mato-grossense. É filho de Iracema Fré e Antônio José Martins, casado com Luísa Maria Corrêa Martins e pai de três filhos: Carla, Alexandra e José Roberto.

Cresceu em Maringá e o primeiro trabalho foi vender sorvete nos vagões do trem. Ainda na juventude começou um circuito por várias cidades do interior paulista, trabalhando em hotéis da família, e também em Curitiba. Adquiriu aí a experiência para tocar o próprio negócio.

A estreia no ramo empresarial foi com uma concessionária de veículos na cidade de Lins. Incursionou também na vida noturna com várias casas em Piracicaba, Bonito, Corumbá e Araçatuba. Atualmente administra sete hotéis: dois em Piracicaba, dois em Cuiabá, dois em Corumbá (Nacional e Santa Mônica Palace) e um em Campo Grande (Indaiá Park).

Na cidade de Corumbá os empreendimentos da família foram a Agência de Viagem Pantur, Studium 1054, Restaurante Rodeio, barco de passeio Pérola e navio Kalypso, o estaleiro Pérola em Ladário, o Hotel Fazenda Xaraés e Itaoca Construções, a construção da Agesa – Armazem Alfandegado. Na cidade de Bonito, a casa noturna Pirata Club. Esses empreendimentos geram 280 empregos diretos nas cidades de Corumbá e Ladário.

Luiz Antônio Martins é formado em Administração de Empresas, preside a Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo), é delegado da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e já foi homenageado com os títulos de cidadania de Corumbá e Ladário.

A sessão solene para concessão do Título de Cidadania a Luiz Antônio Martins será realizada na noite de 25 de novembro, a partir das 19h30, no Plenário Julio Maia da Assembleia Legislativa, em Campo Grande. Na mesma ocasião o juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, da Comarca de Bela Vista, recebe a Medalha do Mérito Legislativo, também por proposição do deputado Felipe Orro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.