Felipe Orro volta a pedir atenção para Segurança de Maracaju

Imagem: Felipe Orro, vereadores e comandante da PM de Maracaju
Felipe Orro, vereadores e comandante da PM de Maracaju
21/02/2014 - 12:13 Por: João Prestes    Foto: João Prestes

Em mais uma audiência na Sejusp (Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública), na manhã desta sexta-feira (21), o deputado estadual Felipe Orro (PDT) cobrou medidas urgentes para amenizar a situação da Segurança Pública em Maracaju. A cidade vive um clima de apreensão pelo aumento da onda de criminalidade e a falta de efetivo policial.

Felipe Orro esteve com o chefe de Gabinete da Sejusp, dr. José Lázaro, relatou a situação que viu quando de sua última visita a Maracaju, no dia 12 de fevereiro, e ouviu a garantia de que serão tomadas providências. Acompanhado dos vereadores João Rocha, Nenê de Vista Alegre, Robert Ziemann e Édio Antonio de Castro (presidente da Câmara), o deputado foi no dia 12 até a cadeia pública de Maracaju e conversou com o comandante da Polícia Militar, major Marco Antonio Arguelho.

A cadeia está superlotada. Com capacidade para 36, abriga 67 presos, e quem faz a guarda são os próprios PMs. Para piorar a situação, o efetivo das forças policiais é mínimo, são três policiais civis (incluindo o delegado) e três policiais militares, sendo que um precisa ficar tomando conta dos presos e os outros dois se encarregam de manter a vigilância em toda cidade, de mais de 40 mil habitantes.

Felipe Orro comprometeu-se com os vereadores e o comandante local da PM de, retornando a Campo Grande, pedir providências junto à Sejusp para resolver o problema. Apresentou uma indicação e, hoje, foi pessoalmente à Secretaria. “O caso de Maracaju já é antigo, já estivemos com o secretário outras vezes. Ele demonstra boa vontade, mas alega que depende de concurso público para aumentar o efetivo. Hoje saímos mais contentes, o dr. Lázaro nos garantiu que a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) já está estudando a transferência dos presos, pelo menos esse problema se resolve. E quanto ao efetivo, um grupo já está em treinamento na academia militar e Maracaju é prioridade para receber reforços”, disse Felipe Orro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.