Felipe Orro pede e Sejusp mantém posto da PM em Cipolândia

Imagem: Dr. José Lázaro e Felipe Orro
Dr. José Lázaro e Felipe Orro
21/02/2014 - 12:14 Por: João Prestes    Foto: João Prestes

O destacamento da Polícia Militar de Cipolândia (distrito de Aquidauana) será mantido. O deputado estadual Felipe Orro (PDT) esteve na manhã desta sexta-feira (21) em reunião na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e obteve a garantia de que a unidade de segurança daquela localidade não será transferida.

“Pedi uma audiência com o secretário Jacini para tratar do assunto, atendendo a pedidos dos moradores de Cipolândia e sobretudo do vereador Moacir Pereira de Melo, que representa aquela região. O secretário tinha outra agenda mas fomos atendidos pelo chefe de Gabinete, dr. José Lázaro, que nos garantiu que será revertida a ordem para desativar o posto policial”, disse o deputado.

O destacamento da PM em Cipolândia funciona há quase 20 anos em um antigo prédio que abrigava a primeira escola da localidade. Mas há três dias, devido às péssimas condições do prédio, os policiais receberam a ordem do Comando em Campo Grande para deixar o distrito. “É uma situação que se arrasta há tempos, até o deputado já veio aqui, tirou fotos, levou pra Campo Grande e mostrou como estava o prédio, mas não veio a solução e acabou dessa forma”, conta o vereador.

Construído há mais de 40 anos, o prédio não oferecia as mínimas condições de uso, assegura o vereador. “O telhado ameaçava desabar na cabeça dos policiais e das pessoas que iam lá, o banheiro é do lado de fora, o piso nem tem mais, está tudo quebrado.”

Diante da iminência de perder a única força de segurança pública que guarnece uma vasta região – onde vivem mais de 3 mil pessoas – os moradores se mobilizaram, alugaram outro imóvel para abrigar o posto policial. “Já acertamos o aluguel, agora estamos dando os últimos retoques na casa. Só queremos que a PM fique aqui”, relata Moacir de Melo.

Com a garantia obtida pelo deputado Felipe Orro de que o destacamento permanece em Cipolândia, o próximo passo da comunidade é angariar fundos para construir o prédio próprio do posto policial. “Já estamos procurando os fazendeiros, comerciantes, todos que queiram ajudar. Vamos fazer promoção pra juntar o dinheiro. A Prefeitura deve doar o terreno”, diz o vereador.

“É uma solução boa para todos. A população precisa de segurança, mas os policiais precisam de condições adequadas para trabalhar. Com boa vontade e diálogo tudo se resolve”, comemorou Felipe Orro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.