Botânica corumbaense pode nominar ‘Estrada do Cera’ em Aquidauana

Imagem:
30/05/2014 - 09:36 Por: João Prestes    Foto: Google Earth

A botânica e naturalista Graziela Maciel Barroso pode emprestar seu nome para o trecho de 12 quilômetros entre a cidade de Aquidauana e o campus da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Conhecida como “estrada do Cera” (porque o campus da Uems ocupa o espaço onde funcionava o Centro de Educação Rural de Aquidauana), aquele trecho da Rodovia MS-450 não tem nome, e atendendo a pedidos de professores da Uems o deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou projeto para homenagear a botânica corumbaense.

Graziela Barroso nasceu no dia 11 de abril de 1912 em Corumbá. Casou-se aos 16 anos com o agrônomo Liberato Joaquim Barroso e morou em vários lugares do país acompanhando o marido em seu trabalho. Aos 47 anos, incentivada pelo marido, ingressou no curso de Biologia da Universidade do Estado da Guanabara e com 60 anos defendeu a tese de Doutorado “Compositae – subtribo Bacchiaridinae Hoffman – estudo das espécies ocorrentes no Brasil”.

É conhecida como a “Primeira dama da Botânica no Brasil”, em sua homenagem foram batizadas 25 espécies vegetais identificadas nos últimos anos. Faleceu em 2003, aos 91 anos de idade, um mês antes de ser empossada na Academia Brasileira de Ciência.

“É uma justa homenagem, na verdade é Graziela quem homenageia Aquidauana emprestando seu nome para a rodovia de acesso à Uems. Penso que não poderia ser melhor escolha, o caminho que leva ao conhecimento, leva o estudante à universidade se chamar Graziela Barroso. Ela que não se limitou pela idade, trabalhou e estudou até morrer. Uma brasileira valiosa, um exemplo a todos”, justificou Felipe Orro.

O projeto começou a tramitar nesta semana. Após ser analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final), e tendo parecer favorável, vai a plenário para primeira votação.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.