Felipe Orro apresenta 48 indicações e elabora 6 projetos de lei em 2014

Imagem:
21/07/2014 - 12:35 Por: Thiago Gonçalves    Foto: Assessoria

No primeiro semestre de 2014, o deputado estadual Felipe Orro (PDT) teve uma atuação intensa e não reduziu seu ritmo de trabalho, a despeito de ser um ano eleitoral. De primeiro de fevereiro à 15 de julho, o deputado apresentou 6 projetos de lei, 3 emendas a projetos que relatou em comissões, 6 moções, 4 projetos de resolução para homenagear personalidades e 48 indicações.

As indicações, que representam o maior volume de trabalho do parlamentar, destinam-se a intermediar serviços, obras e atendimentos diversos nas áreas da Segurança Pública, Saúde, Educação e Infraestrutura. Por exemplo, Felipe Orro pediu reforma completa em várias escolas, como no caso da Escola Estadual Miguel Sutil no município de Camapuã, Escola Estadual João Pedro Pedrossian em Bodoquena, Escola Estadual Cândido Mariano de Aquidauana.

Ainda na Educação, Felipe Orro solicitou a construção de duas salas de aula e quatro laboratórios equipados, bem como a compra de um trator para as aulas práticas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Aquidauana. Para a segurança dos moradores dos bairros Rita Vieira e Itamaracá na Capital, o deputado solicitou a implantação de posto policial e aumento do efetivo de viaturas para atender as regiões.

Já no interior do estado, Felipe Orro pediu a implantação de esgoto na rua Jaime Queiroz de Carvalho, no município de Amambai. Em Itaporã, o deputado solicitou a reforma da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Montese.

Em infraestrutura, se preocupou em recapear, pavimentar e sinalizar várias estradas do Estado, como por exemplo a solicitação de recuperação e recapeamento asfáltico na Rod BR 497, no trecho que liga o Município de Paranaíba à Porto Alencastro; o pedido de recapeamento asfáltico e colocação de sinalização vertical e horizontal na MS 157, que liga Maracaju à Itaporã-MS; Solicita recuperação da rodovia MS-395, no trecho que liga as cidades de Bataguassu à Brasilândia; entre outras indicações nesse sentido.

Projeto de Lei

Preocupado com o tratamento e a qualidade de vida dos idosos, Felipe Orro solicitou a implantação do Selo Amigo do Idoso, destinado às entidades de atendimento ao idoso no Estado do Mato Grosso do Sul, este projeto tem por finalidade fiscalizar e avaliar serviços de entidades que atendem idosos nas modalidades: casa de repouso, asilos, centro de convivência, casas lares e abrigos, dentre outras regulamentadas de acordo com o Estatuto do Idoso.

Outro projeto de lei do deputado prevê a contratação obrigatória de Bombeiros Profissionais Civis (BCP) para estabelecimentos ou eventos de grande concentração pública, tendo em vista sua preocupação em evitar tragédias como a que ocorreu na boate Kiss de Santa Maria no Rio Grande do Sul deixando 242 mortos.

Quem nunca teve problemas na hora de comprar um produto de empresas prestadoras de serviço como por exemplo: telefonia e TV por assinatura. Pensando nisso, Felipe Orro elaborou o projeto que dispõe da obrigatoriedade de todos os fornecedores de serviços prestados de forma contínua estenderem o benefício de novas promoções aos clientes pré-existentes, para atender a demanda de consumidores insatisfeitos.

Em luta do aumento do salário dos novos advogados, o deputado criou um projeto visando a mudança sobre o piso salarial do advogado empregado privado no âmbito do Estado. Para homenagear a sul-mato-grossense e bióloga, Graziela Maciel Barroso, Felipe Orro definiu em projeto apresentado em sessão que fosse dado seu nome para o trecho que liga Aquidauana à UEMS e a CEPA, da rodovia MS-450.

Por último, o deputado sugeriu em projeto de lei que fosse declarada de utilidade pública estadual à Associação de Moradores dos Conjuntos Habitacionais Coophaju e José Brejão, no município de Maracaju. Entidade esta que desenvolve atividades de defesa dos direitos sociais, arte e cultura.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.