Sessão Solene da Assembleia homenageia membros da Força Expedicionária

Imagem: AGOSTINHO DA MOTA (DIR), PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE EX-COMBATENTES E UM DOS HOMENAGEADOS, AO LADO DO COMANDANTE DO CMO GENERAL JUAREZ DE PAULA CUNHA
AGOSTINHO DA MOTA (DIR), PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE EX-COMBATENTES E UM DOS HOMENAGEADOS, AO LADO DO COMANDANTE DO CMO GENERAL JUAREZ DE PAULA CUNHA
29/04/2015 - 10:12 Por: João Prestes    Foto: O Progresso

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza Sessão Solene no dia 6 de maio para homenagear ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, a força militar constituída em 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países aliados na Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de maio se comemora 70 anos da rendição da Alemanha e o fim do conflito mais sangrento da história da humanidade que deixou milhares de mortos e mudou o mapa do planeta, tanto geográfico, quanto político e econômico.

A proposição da homenagem é do deputado estadual Felipe Orro (PDT), que justifica: “É importante cultuar nossos heróis. Os pracinhas da FEB representaram o Brasil nesse conflito, eram jovens cheios de ideais, de sonhos, que deixaram sua Pátria, deixaram suas famílias e se dispuseram a combater uma guerra cruel cujo desfecho era imprevisível. O Brasil estava lá para garantir a vitória dos aliados, a vitória da lucidez, dos direitos humanos, das liberdades, da democracia. Temos dívida eterna de gratidão a esses heróis”, disse.

A Assembleia confere nessa data a Medalha de Mérito Força Expedicionária Brasileira, honraria destinada exclusivamente a esse fim. Serão homenageados quatro ex-pracinhas da FEB que vivem em Mato Grosso do Sul: Agostinho Gonçalves da Mota, Moacir Aleixo, Manoel Castro Siqueira e Isidoro Teodoro da Silva. Também recebem a medalha as viúvas de ex-combatentes Maria Madalena Dib Mereb Greco e Brandina Rodrigues Rocha; e a filha de ex-combatente Elizabeth Salamene. Outras oito pessoas – colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – serão homenageadas: desembargador Carlos Eduardo Contar, coronéis Sebastião José Moreno Gama, Aureo Ribeiro Vieira da Silva, Marcelo Arantes Guedon e Wellington Corlete dos Santos; o tenente-coronel Luciano de Souza Cruz e o segundo-sargento Ivo Gonçalves.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.