Semana terá homenagens a ex-pracinhas da FEB e a trabalhadores na ALMS
04/05/2015 - 10:27
Por: João Prestes
Foto: João Prestes
Na sessão solene do dia 6 de maio será outorgada a Medalha de Mérito Força Expecicionária Brasileira a quinze pessoas: os ex-combatentes da FEB Agostinho Gonçalves da Mota, Moacir Aleixo, Manoel Castro Siqueira e Isidoro Teodoro da Silva; as viúvas de ex-combatentes Maria Madalena Dib Mereb Greco e Brandina Rodrigues Rocha; a filha de ex-combatente Elizabeth Salamene. Outras oito pessoas – colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – serão homenageadas: desembargador Carlos Eduardo Contar, coronéis Sebastião José Moreno Gama, Aureo Ribeiro Vieira da Silva, Marcelo Arantes Guedon e Wellington Corlete dos Santos; o tenente-coronel Luciano de Souza Cruz e o segundo-sargento Ivo Gonçalves.
A Força Expedicionária Brasileira foi constituída em 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países aliados na Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de maio se comemora 70 anos da rendição da Alemanha e o fim do conflito mais sangrento da história da humanidade que deixou milhares de mortos e mudou o mapa do planeta, tanto geográfico, quanto político e econômico.
O deputado estadual Felipe Orro (PDT) considera importante o culto aos heróis da Pátria: “Os pracinhas da FEB representaram o Brasil nesse conflito, eram jovens cheios de ideais, de sonhos, que deixaram sua Pátria, deixaram suas famílias e se dispuseram a combater uma guerra cruel cujo desfecho era imprevisível. O Brasil estava lá para garantir a vitória dos aliados, a vitória da lucidez, dos direitos humanos, das liberdades, da democracia. Temos dívida eterna de gratidão a esses heróis”, disse.
Trabalhadores
Na quinta-feira, 7 de maio, a Assembleia realiza outra sessão solene para outorgar a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul a trabalhadores, lideranças sindicais e empresários que contribuam para a geração de empregos e promoção do trabalho decente.
A Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul foi instituída em 2011 e já foi entregue, entre outras personalidades, ao ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e ao empresário Ueze Elias Zahram. Neste ano serão homenageadas 21 pessoas, entre elas o presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, além de líderes sindicais e empresários (veja lista abaixo), indicados por Felipe Orro e outros deputados.
Nery Azambuja tem 52 anos de idade, é professor de Direito, já foi procurador federal e vice-presidente da OAB. No dia 13 de fevereiro de 2012 tomou posse no cargo de desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, vaga do quinto constitucional destinado à advocacia, e em dezembro daquele ano foi eleito vice-presidente. Assumiu a presidência do Tribunal em 5 de dezembro de 2014 para o mandato de dois anos.
Veja abaixo a lista completa dos 21 homenageados com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul em 2015:
Alfredo Zamlutti Junior, Aline Barbosa dos Santos, Aparecido Antonio Alcova, Irineu Barbero Vitório, Isteiner Jardim, Jefferson Borges Silveira, José Artur Oliveira Viana, José Luca da Silva, José Thomaz, Luiz Carlos Viana, Manoel Gomes, Nery Sá e Silva Azambuja, Paulo Ricardo Sbardelote, Rosildo Barcellos, Sebastião Aparecido Pereira Caxias, Silvia Regina Salgueiro, Sueli Veiga Melo, Walter Aparecido Neves, Wanderlei Antonio Martins, Washington Ferreira de Moraes, Wilson Pereira Rodrigues.
Serviço: As sessões solenes começam às 19h30 da quarta-feira, dia 6 (Medalha de Mérito Força Expedicionária Brasileira) e da quinta-feira, dia 7 (Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul). Serão celebradas no Plenário Julio Maia da sede do Legislativo estadual, localizado no Parque dos Poderes – Campo Grande (MS).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.