De desembargador a eletricista, Comenda premia o mérito do trabalho

Imagem:
08/05/2015 - 09:26 Por: João Prestes    Foto: João Prestes

Foi uma pausa para aplaudir e reconhecer o mérito das pessoas que acreditam e fazem do trabalho honesto o motor para impulsionar e mudar suas vidas e o ambiente em que convivem. A sessão solene de outorga da Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, realizada na noite desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição do deputado estadual Felipe Orro (PDT), homenageou de desembargador a eletricista, ao todo 21 pessoas.

“Essas pessoas que estão hoje aqui são cidadãos que trabalham e geram trabalho. Essa solenidade foi feita para homenagear aqueles que prestam relevantes serviços à sociedade e ao nosso país”, salientou o proponente da honraria, deputado estadual Felipe Orro (PDT).

A solenidade começou às 19h30 com a execução do Hino Nacional e se estendeu até as 21h. O plenário estava lotado de amigos e familiares dos homenageados, que vieram de várias cidades do interior para prestigiar o ato e aplaudir os 21 agraciados com a Comenda Wilson Fadul.

A Comenda foi instituída em 2011 e leva o nome do mais ilustre trabalhista que fez carreira política em Mato Grosso do Sul, o médico Wilson Fadul, chegando a ocupar o Ministério da Saúde no governo João Goulart. Fadul faleceu em 2012, um ano após ter emprestado seu nome à honraria. Entre os homenageados em anos anteriores estão o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o empresário Ueze Elias Zahram e o ex-deputado federal e antigo militante trabalhista Nelson Trad.

O presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, foi um dos homenageados e falou em nome dos demais. Ele fez uma análise da conjuntura trabalhista atual do Brasil e de outros países e focou no papel da Justiça Trabalhista como órgão que busca sempre a conciliação para resguardar direitos e garantir o progresso do país. “Nosso papel é sempre buscar a harmonia temperada e justa nas relações do trabalho”, pontuou.

Além do proponente da sessão e autor da resolução que criou a Comenda, Felipe Orro, estavam presentes os deputados Júnior Mochi (presidente), Mara Caseiro (vice-presidente), Amarildo Cruz, Renato Câmara e Barbosinha. Compuseram a mesa – Além de Felipe Orro, Mara Caseiro, Júnior Mochi e Nery Azambuja - o superintendente regional do Trabalho Yves Drosghic, o advogado Aloísio Frazão (representando a OAB) e a vice-presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores/MS), Eliane Toniasso.

A educadora e vice-presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Sueli Veiga Melo, uma das homenageadas, disse que recebeu a Comenda com muito orgulho diante do reconhecimento dos serviços prestados por cerca de trinta anos no ramo da educação. “Sinto-me extremamente feliz ao ser lembrada e com muito orgulho posso dizer que já participei de muitas conquistas dos educadores. Porém ainda temos muito a percorrer, para cada vez mais elevar o ensino do nosso país”, salientou.

Lista dos Homenageados:

Walter Aparecido Neves
Alfredo Zamlutti Junior
Aparecido Antonio Alcova
Irineu Barbero Vitóri
Steiner Jardim
Jeferson Borges Silveira
José Artur de Oliveira Viana
José Lucas da Silva
José Thomaz
Luiz Carlos Viana
Nery Sá E Silva de Azambuja
Paulo Ricardo Sbardelote
Rosildo Barcelos
Sebastião Aparecido Pereira Caxias
Wanderlei Antonio Martins
Sueli Veiga Melo
Manoel Gomes
Washington Ferreira de Moraes
Aline Barbosa dos Santos
Wilson Pereira Rodrigues
Silvia Regina Salgueiro
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.