MS ainda importa 80% de hortifrúti: Grandão defende a estruturação das cadeias agrícolas

Imagem: "Não dá mais para importar 80% dos hortifrúti de outros Estados com o imenso potencial agrícola de MS”, disse
"Não dá mais para importar 80% dos hortifrúti de outros Estados com o imenso potencial agrícola de MS”, disse
05/02/2015 - 14:17 Por: Daniel Machado    Foto: Inácio Benites

Na sessão da manhã desta quinta-feira (5), o deputado João Grandão falou sobre a importância do Estado na estruturação das cadeias agrícolas produtivas.

“Não dá mais para importar 80% dos hortifrúti de outros Estados com o imenso potencial agrícola de Mato Grosso do Sul”, disse. “O Estado teria economizado 46% com alimentos em 2014 se os hortifrúti tivessem sido produzidos aqui”, advertiu.

De acordo com o parlamentar, que já foi delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e é um especialista no assunto, a solução é atacar o problema nas duas pontas: na produção e no consumo.

“Na produção, temos de disponibilizar crédito e assistência técnica para o pequeno e médio produtor, o que o Governo Federal já tem feito, por meio do MDA e de programas como o Pronatec-Campo”, apontou.

Grandão citou um relatório recente da ONU(Perspectivas da Agricultura e do Desenvolvimento Rural nas Américas 2014: uma visão para a AL e Caribe), que aponta a agricultura familiar como responsável por 70% dos alimentos que estão nas mesas dos brasileiros e setor que emprega 77% das pessoas envolvidas com o setor agrícola.

Por esses e outros motivos, o deputado também chamou a atenção dos parlamentares para a criação de um fundo para a profissionalização e instrumentalização da produção na agricultura familiar e para a reflexão de fatos geradores para a manutenção desse fundo, como a institucionalização das compras por parte do Estado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.