Lidio Lopes participa da Jornada em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária em Iguatemi
O encontro foi promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar
25/03/2017 - 13:12
Por: Ramão Colman
Foto: Ramão Colman
O encontro teve o apoio do vereador Carlinhos Magro e foi promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – FETRAF/MS, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF/MS. O evento acontece em outros municípios do Estado com o objetivo de discutir e trabalhar dados indicadores sobre questão social, econômico e ambiental.
A Médica Veterinária da SEPAF, Ariani Monaly Garcia, fez uma apresentação da cadeia produtiva do município destacando que o resultado do encontro será debatido no dia 08 de abril na 1ª Jornada Estadual em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do MS e servirá para construir uma plataforma de propostas para o desenvolvimento da agricultura familiar e reforma agrária do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com deputado estadual Lidio Lopes, representante da Assembleia Legislativa de MS no evento, o objetivo é fazer um mapeamento, um estudo de toda a produção, o que o produtor possui o rebanho bovino e os fomentos que foram investidos no município.
Tudo isso será levantado estatisticamente para apresentar a comunidade e as autoridades do estado que tem vínculos com a agricultura familiar, o INCRA, a AGRAER, CONAB, os fundos de compra governamentais que compram da agricultura familiar.
De acordo ainda com Lidio Lopes a “sociedade precisa saber e valorizar o produtor, ou seja, saber de onde vem tudo aquilo que ela consome, só depois disso ela pode pressionar ou cobrar a valorização por parte do Governo”, ressalta.Para Paulo Cesar Farias, coordenador da Agricultura Familiar de MS, é preciso estabelecer um canal de ligação direto com o Governo de MS, quem tem muito a somar com os produtores.
O evento contou com a participação da prefeita Patricia Nelli Margatto e o Vice-prefeito Genésio Boamorte Neto, vereadores, representante de classes e produtores rurais.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.