“Festa da Lingüiça” deve ser incluída no calendário de eventos do Estado

Imagem: Deputados durante sessão
Deputados durante sessão
03/04/2008 - 14:14 Por: Marco Miatelo    Foto: Marco Miatelo

Os deputados Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja PSDB, assinaram e encaminharam à mesa Projeto de Lei que dispõe sobre a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Festa da Lingüiça de Maracaju.

O projeto pretende estipular o mês de maio de cada ano, para que a “Festa da Lingüiça” seja realizada em Maracaju. Um dos motivos é que a dadas sendo pré-estabelecida evitaria que outras festividades do Estado colidam na mesma dada. Mas este seria o último ano a ser celebrada no mês de abril.

Segundo Marcio Fernandes, milhares de pessoas passam pela cidade durante os dias do evento. “Em média são servidos 20 toneladas de lingüiça à cada evento, e de tão tradicional, a festa conta com a presença de pessoas de outras Estados”, diz o parlamentar.

Conforme os organizadores, um dos segredos da lingüiça é a confecção artesanal feita com carne bovina de primeira qualidade, cortada em cubos. Em 2004, a Vigilância Sanitária da prefeitura de Maracaju, concedeu à tradicional lingüiça um selo de qualidade.

Em 1998, a festa ganhou espaço no livro dos recordes, Guinness Book, pelo fato de ter confeccionado a maior lingüiça contínua de tripa do Brasil, com 37 metros. Neste ano, o município junto com o Rotary Clube, organiza entre os dias 25 e 27 de abril a 14º edição da “Festa da Lingüiça”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.