Marcio Fernandes diz que fábrica da Toyota pode se instalar em MS

Imagem: Deputados que compõe a comitiva
Deputados que compõe a comitiva
14/05/2008 - 16:44 Por: José Marcio    Foto: Marco Miatelo

Vender a imagem do Estado nos setores turístico, madeireiro, e de infra-estrutura rodoviária, ferroviária e alcoolduto, disse o governador em entrevista esta semana sobre os objetivos da viagem em Portugal, Espanha e Japão. Os destinos da nova empreitada do governador e da comitiva que o acompanha. Os objetivos das articulações do governador Puccinelli no circuito internacional é buscar investidores principalmente nos setores que vem mais crescendo dentro do Estado, sucroalcooleiro e silvicutura.

Para o deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), que também viaja amanhã junto com o governador e uma comitiva de empresários locais, “a busca de novos mercados e de investidores principalmente no setor sucroalcooleiro irá alavancar ainda mais o setor de produção de biocombustíveis do Estado. Temos todas as condições de sermos o maior produtor de álcool do país. Nossa localização é propícia, temos áreas de cultura a serem exploradas, produtores competentes, um mercado crescente interno e externo e um governador arrojado e preocupado com o desenvolvimento industrial e humano do Estado”, lembrou o parlamentar. O deputado lembrou também dos contatos que mantém junto a montadora Toyota Corporation do Japão, interessada em montar fábrica no Brasil. “Iremos apresentar o Estado como um ponto estratégico e oferecer vantagens aos investidores”, disse. Em Indaiatuba (SP), a montadora já tem a fábrica que produz o modelo Corolla e a Fielder.

A primeira etapa do roteiro será em Portugal, de 14 a 17 de maio. A comitiva segue depois para uma nova conferência com empresários na cidade espanhola de Vigo. No Japão as empresas japonesas – Mitsui e Toyota – são alvo de interesse do governador e serão visitadas na etapa seguinte da viagem. No Japão, ele também participa de uma grande feira de negócios a Expobusiness, em Nagoya. A comitiva retorna ao Estado no dia 27 de maio.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, onde esteve de 29 de abril a 4 de maio, André Puccinelli levou uma grande quantidade de material informativo para mostrar que Mato Grosso do Sul é rico em oportunidades para expansão e instalação de negócios. Depois de despertar o interesse, a expectativa é receber a visita de potenciais empreendedores.

O setor canavieiro voltado à produção de biodiesel está entre os de maior potencial e, segundo André, deve levar Mato Grosso do Sul do quinto para o segundo lugar na produção nacional de álcool entre 2012 e 2015.

Ele não acredita que as preocupações mundiais com a crise de alimento prejudiquem a expansão do setor no Estado, que produz etanol de cana-de-açúcar, diferente dos americanos que utilizam o milho como matéria-prima. André lembrou que a vantagem competitiva do Brasil neste segmento faz os Estados Unidos sobretaxarem o álcool brasileiro "para empatar” com o deles em custo.

O governador manifestou confiança na percepção do empresariado quanto ao nível de competição de Mato Grosso do Sul em relação a outras regiões. “Eles pesquisam e sabem que nosso Estado, pelo seu clima, pela qualidade das nossas terras e o preço delas, tem competitividade maior”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.