Comitiva sai de Portugal e segue para o Japão

Imagem: Governador discursa durante evento
Governador discursa durante evento
20/05/2008 - 10:28 Por: Com informações de Rachid Waqued    Foto: Rachid Waqued

O governador André Puccinelli encerrou a visita a Portugal e Espanha, nesta segunda-feira, participando de dois eventos empresariais no Hotel Dom Pedro e mantendo reuniões privadas com grupos empresariais interessados em conhecer e investir no Estado de Mato Grosso do Sul. Pelo menos 15% do Produto Interno Bruto de Portugal veio ouvir a explanação do governador de Mato Grosso do Sul, avaliou Antonio Saraiva, vice-presidente da Confederação das Indústrias de Portugal (CIP) e promotor do evento.

Participaram do almoço-palestra, em Lisboa, o presidente da Confederação da Indústria de Portugal, Francisco Van Zeller; o presidente da Portugal Celulose, José Honório; o presidente do Banco BIC, ex-ministro Luis Mira Amaral; o maior acionista da Portugal Telecom, Nuno Vasconcelos; o presidente da Cimport (Cimentos de Portugal), Baião Horta; representante da Odebrechet Brasil, Pedro Novis; o embaixador do Brasil, Celso Vieira de Souza e uma centena de empreendedores das diversas áreas econômicas de Portugal. André também se reuniu com o vice-presidente da TAP, Luiz Mhor, e com os diretores da Galp, empresa energética de Portugal que tem interesse em produzir biodiesel em Mato Grosso do Sul.

No road show de turismo, promovido pela Fundação de Turismo e empresas operadoras de turismo local, André Puccinelli anunciou aos empreendedores de turismo portugueses que a vocação ecoturística do Estado será incrementada por uma decisão política de governo. "Vamos dar os primeiros passos porque neste setor nossa economia pode crescer e gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população, preservando e agregando valor aos nossos atrativos naturais", afirmou.

Puccinelli reconheceu que a consolidação do ecoturismo demanda tempo, mas salientou que seu governo dará os primeiros passos de uma política profissional e competente que está sendo organizada para ser perene. No evento principal, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP), o governador apresentou Mato Grosso do Sul para uma centena de empresários, fundos de investimento e lideranças empresariais portuguesas.

A palestra ocorreu justamente no dia em que a EDP – Energia de Portugal iniciou a venda de ações para investimentos de 9,8 bilhões de euros em produção de energia de fontes renováveis.

André Puccinelli destacou o tamanho do Estado (3,8 vezes a área de Portugal) e anunciou que cerca de 10 milhões de hectares podem ser incorporados a processo produtivo para gerar energia renovável, através do etanol ou biodiesel; produzir alimentos, receber investimentos em infra-estrutura, desenvolvimento florestal e exploração das vastas reservas minerais.

Para o deputado Marcio Fernandes, um dos defensores na produção de biodiesel no Estado, o biocombustível é visto como uma alternativa sem retorno para a preservaçao do meio ambiente nos países desenvolvidos. "A Europa tem uma consciência bastante objetiva neste sentido e com certeza teremos boas notícias para levar desta nossa viagem", adiantou o parlamentar que faz parte da comitiva do governador. A comitiva seguiu ontem para Nagóia, no Japão, onde participam da 6ª Expo Business. Mato Grosso do Sul terá um estande dentro da feira. Nesses dois dias, além das rodadas de negócios e comercialização dos produtos turísticos e mostra da cultura, música, gastronomia pantaneira, haverá as palestras "Oportunidades de Investimentos e Negócios no Estado de Mato Grosso do Sul", realizada pelo governador André Puccineli.


Com informações de Rachid Waqued
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.