“Cabeça a Prêmio” um filme que contempla Mato Grosso do Sul

Imagem: André Puccinelli e elenco do filme após discurso
André Puccinelli e elenco do filme após discurso
16/09/2008 - 14:53 Por: Marco Miatelo    Foto: Marco Miatelo

O filme “Cabeça a Prêmio”, dirigido por Marco Ricca, Marcelo Aquino e Felipe Braga que teve uma parte rodada em Mato Grosso do Sul, foi lançado na noite de ontem em Campo Grande, com a presença do elenco e do governador André Puccinelli e do deputado Marcio Fernandes.

Segundo a produtora de elenco local, Carol Araújo, um dos objetivos é apresentar a cultura sul-mato-grossense, bem como as belezas naturais do Estado. “Uma coisa que o Marco sempre desejou, é compor uma figuração que mostre a miscigenação do nosso Estado. Temos imigrantes japoneses, libaneses, espanhóis, aqui em Corumbá a relação com Bolívia é muito forte, fator que enriquece ainda mais nossa cultura”, explicou Carol.

A pré-produção iniciou em Campo Grande no mês de agosto. Além de Corumbá, também foram gravadas cenas na Bolívia, Campo Grande, Bonito, Sidrolândia, e Paulínia (SP).

“Vão ser retratadas as famílias ribeirinhas, a relação com o país vizinho, a Bolívia, e a miscigenação das raças”, explicou Ricca em sua primeira visita a Corumbá, no início de março. Compõem o elenco principal do filme a atriz Alice Braga e o ator Eduardo Moscovis.

“Assim como nos outros municípios, a Prefeitura de Corumbá foi absolutamente receptiva em relação ao projeto desde o primeiro momento. Recebemos apoio de infra-estrutura e logística desde a fase de visitas para avaliar possíveis locações. São atitudes como essa que possibilitaram a gravação do filme no Estado”, disse a produtora executiva, Camila Groch.

Conforme o deputado Marcio Fernandes, a gravação do filme “Cabeça a Prêmio”, além de retratar de uma belíssima história, Mato Grosso do Sul é principal palco das gravações. “Essa podemos dizer que é mais uma conquista para o Estado, que será divulgado nacionalmente e internacional com essa produção”, analisa Marcio Fernandes.

O governador André Puccinelli, na noite de ontem parabenizou todos do elenco também agradeceu pela escolha de Marco Ricca, em realizar as filmagens do filme em Mato Grosso do Sul. “O filme “Cabeça a Prêmio” coloca nosso Estado entre os mais importantes do país. Para nós, sul-mato-grossense, é motivo de orgulho termos nossas paisagens e culturas estampadas nas cenas do filme”, comenta Puccinelli.


Sinopse

A trama de “Cabeça a Prêmio” se desenrola a partir do núcleo familiar formado pelos irmãos Menezes - Mirão e Abílio -, prósperos pecuaristas do Centro-Oeste brasileiro e chefões de negócios ilícitos. O bonachão e obeso Mirão é um homem de hábitos simples, porém ambicioso e com um apetite especial pelo poder.

Busca manter uma estrutura familiar sólida e não dissimula o amor possessivo e doentio que nutre pela filha Elaine. “Cabeça a Prêmio” narra a tentativa desesperada de Mirão em resistir às pressões em um momento em que elas parecem vir de todos os lados. Abílio Menezes, o caçula, sempre foi hostilizado pelos irmãos por não esconder as suas preferências homossexuais num ambiente em que o machismo impera.

Alvo constante de chacotas, Abílio cozinha em fogo lento todo seu ressentimento. Ele participa dos negócios representando o caminho da radicalização, da violência, e assim entra em conflito com Mirão, defensor de uma reação mais pensada e cautelosa aos ataques que eles vêm sofrendo.

Em meio a isso, Elaine, filha de Mirão, burla a vigilância paterna e inicia uma aventura amorosa com Denis, o piloto de avião que trabalha para os Menezes - caso que o pai nunca aceitaria. Ao descobrir o romance, Abílio passa a assediar o piloto em busca de satisfação sexual, ameaçando-o de forma quase sádica.

A situação de Denis e Elaine torna-se definitivamente insustentável quando ela descobre que está grávida. Acuados, Denis e Elaine fogem, ele com um monomotor carregado de muamba. Denis tem assim a sua cabeça posta a prêmio por Mirão, que ainda desconhece que sua filha fugiu com o piloto.

Perseguido por Brito e Albano, pistoleiros e empregados da fazenda dos Menezes, Denis executa o único movimento capaz de livrá-lo das garras de Mirão: ele se entrega à Polícia com Elaine. Em um acordo de delação premiada, Denis expõe o esquema dos Menezes aos policiais. Com isso, Mirão e Abílio saem temporariamente de cena para escapar da Justiça.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.