Marcio Fernandes propõe programa de coleta seletiva de lixo

Imagem: Marcio Fernandes durante entrevista
Marcio Fernandes durante entrevista
17/09/2008 - 10:58 Por: Marco Miatelo    Foto: Marco Miatelo

O deputado Marcio Fernandes, líder da bancada do PSDB, apresentou na sessão de hoje, dia 17, o Projeto de Lei que institui o Programa de Coleta Seletiva Solidária nos estabelecimentos de ensino, órgãos e instituições da administração pública estadual, direta ou indireta, com destinação às associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis e dá outras providências.

Segundo Marcio Fernandes, o projeto tem o objetivo de conscientizar a população a separar o lixo, favorecendo a coleta seletiva. “Esse projeto além de educativo e ecológico, contribui no processo de reciclagem”, comenta o deputado.

Em pesquisas realizadas nas entidades de proteção ao meio ambiente podemos extrair os seguintes benefícios ao meio ambiente: 1) Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão; 2) Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adultas, em média; 3) A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia; 4) 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.

Conforme exemplo trazido acima, as vantagens da reciclagem são muitas, além de melhorar a qualidade de vida, minimizar os efeitos da poluição no planeta, gerar empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas. A população, de modo geral, não está consciente para os resultados desenfreados que decorre do ato de descarte de material sólido sem qualquer preocupação com o meio ambiente.

Marcio Fernandes ainda lembra que a reciclagem não só proporcionará melhor qualidade de vida para as pessoas, mas também vão ocorrer melhorias ambientais. “Vamos favorecer para o meio ambiente, além de geramos novos postos de trabalho dando dignidade aos trabalhadores informais que estão pelas cidades em busca de lixo recicláveis”, finaliza.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.